Logo que o governador Eduardo Leite informou aos gaúchos que iria endurecer a fiscalização e cobrar multas a partir de R$ 2 mil de quem não fizesse o uso da máscara e respeitasse o distanciamento social, o NB Notícias lançou uma enquete para saber o que os internautas achavam da medida. O levantamento encerrou na manhã desta quinta-feira, 11, e teve mais de 900 participações. A maioria dos votantes se mostrou a favor da fiscalização mais rigorosa nas ruas.
De acordo com a enquete feita pelo NB, 907 internautas participaram do levantamento. Deste total, 59,1% dos participantes (536 votos) entenderam que está na hora da fiscalização ser mais rigorosa e começar a multar. A multa pesada, atualmente, é o último recurso para fazer com que uma minoria, mas que causa muitas aglomerações, entende que não é o momento de fazer festa clandestina em apartamentos e sítios ou aglomerações em praças e ruas. Parece pouco, mas essa medida pode fazer com que menos pessoas sejam internadas nos hospitais e auxilia, sim, a reduzir o número de infectados pela Covid-19, que disparou enlouquecidamente em todo o país.
A enquete mostrou ainda que 37,38% dos votantes (339 votos) não é a favor da multa. Eles acreditam que a fiscalização deve seguir como está e a população não deve ser punida de uma forma tão rigorosa. Outros 3,53% (32 votos) acreditam que o valor cobrado é muito alto e que a multa não deveria ser tão cara assim.
O NB agradece desde já a confiança e a participação de todos os internautas. Até a próxima enquete.
Mín. 13° Máx. 29°