A explosão de novos casos de Covid-19 nos últimos dias em todo o Rio Grande do Sul faz com que o número de internados na UTI do Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves, fique super lotada. Depois de chegar a 50 pacientes atendidos em um espaço para 45 leitos, a casa de saúde viu o número de casos graves chegar a 58 nesta quinta-feira, 4 de março. A média é de cada 10 internados na UTI, 7 são casos de Covid-19, o maior desde o início da pandemia.
De acordo com os números da Secretaria Estadual de Saúde, a situação é considerada crítica no hospital. Somente na UTI estão internados 58 pacientes em um espaço que era destinado para 45 leitos. O hospital reordenou suas alas de atendimento para abrir mais espaço para o atendimento dos casos graves. Esses novos ambientes foram criados para receber e estabilizar pacientes de alta e média complexidade até que haja condições de encaminhá-los a um leito regular de UTI.
Apesar deste esforço, os profissionais de saúde estão vendo os leitos disponíveis sendo ocupados um a um de forma rápida. Na quarta-feira, 3, eram 50 internados na UTI e, já na manhã desta quinta-feira, 4, o número de casos graves chegava a 58. Apesar disso, o número de respiradores utilizados ainda está abaixo da capacidade. Até as 12h30min desta quinta-feira 32 pacientes faziam o uso do equipamento.
Também há um aumento no número de internações em leitos privados. Havia 22 disponíveis, porém, o espaço teve que ser ampliado e já atende 36 pessoas internadas. Na ala SUS, há apenas 1 leito disponível dos 23 existentes. O hospital tem 42 pacientes com Covid-19 internados na UTI e mais 3 casos suspeitos de terem contraído a doença. Além deles, há 13 pessoas internadas em estado grave na UTI por outras doenças.
Mín. 13° Máx. 29°