A Toyota confirma, por meio de de comunicado oficial, que irá interromper a partir de abril as vendas do compacto Etios, nas variações hatch e sedã, no mercado brasileiro. O objetivo da empresa é adequar o volume de produção da fábrica de Sorocaba (SP) para um novo modelo, que embora não seja citado, já se sabe que é o SUV Corolla Cross.
De acordo com a marca japonesa a produção do Toyota Etios só será mantida para atender à demanda de países como Argentina, Peru, Paraguai e Uruguai. Desde abril do ano passado, a unidade industrial do interior paulista — onde também é feito o modelo Yaris hatch e sedã — é a única do mundo que ainda fabrica o compacto, lançado em 2010 inicialmente no mercado indiano.
De setembro de 2012 até o início de março, a Toyota montou no Brasil 620 mil unidades do Etios. Desse total, 180 mil foram exportadas para os países da América do Sul. Com o lançamento do Yaris em junho de 2018, a concorrência interna afetou as vendas do Etios no mercado brasileiro. Em fevereiro de 2020, o Etios hatch superou pela última vez a marca de mil carros/mês, marca que caiu para menos de 400 unidades/mês a partir de novembro. O resultado disso foi um total de 8.699 unidades do hatch vendidas no ano passado, ante os 21.431 emplacamentos do Yaris hatch no mesmo período.
Aposta no Corolla Cross
O Toyota Corolla Cross será lançado na segunda semana de março no Brasil (provavelmente no dia 11), com preços entre R$ 140 mil e R$ 190 mil. Ainda estimados, os valores foram informados à reportagem por concessionários, que já aceitam pedidos de pré-reserva do novo SUV mediante o pagamento de R$ 5 mil como sinal. O Corolla Cross 2022 será vendido nas versões XR, XRE, XRV e XRX.
A campanha de lançamento do novo SUV começou em fevereiro, quando a Toyota começará a divulgar teasers com detalhes do modelo. Além das versões convencionais, o Corolla Cross terá uma edição especial de lançamento, chamada de XRX SE (sigla para Special Edition). O pacote limitado terá apenas 1.200 unidades produzidas e contará com acessórios adicionais, como carregador de celular por indução, soleiras personalizadas, estribos laterais e bandeja de porta-malas.
Na mecânica, o SUV terá exatamente as mesmas especificações do Corolla sedã, com opções de motor 2.0 flex de 177 cv (nas versões XR e XRE) e 1.8 híbrido flex de 122 cv de potência combinada. Com o motor 2.0, o câmbio será sempre automático do tipo CVT com 10 marchas (sendo a primeira por engrenagem convencional), enquanto o híbrido traz caixa CVT sem simulação.
Versões e itens de série do Toyota Corolla Cross
A versão de entrada do Corolla Cross, XR, trará de série 7 airbags (frontais, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista), chave do tipo canivete, ar-condicionado digital de única zona, rodas de liga leve de 17” na cor prata, faróis halógenos com luzes de rodagem diurna em LED, controles de estabilidade e tração, assistente de saída em rampa, central multimídia de 8” com Android Auto e Apple CarPlay, bancos em tecido preto e câmera de ré.
A configuração XRE acrescentará chave presencial, partida do motor por botão, bancos em couro na cor preta, controle de cruzeiro, faróis full LED (incluindo os de neblina), rodas de liga leve de 18” com acabamento diamantado, quadro de instrumentos com tela digital de 7” e borboletas para trocas de marcha no volante.
No acabamento XRV, o primeiro com motorização híbrida, o SUV somará sensores de estacionamento na dianteira e traseira, além dos recursos de assistência à condução (Toyota Safety System), com alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, alerta de tráfego cruzado traseiro, sensor de pontos cegos e assistente de farol alto.
No topo de linha XRX, a lista de itens de série incluirá teto solar elétrico, banco do motorista com ajustes elétricos, ar-condicionado de duas zonas de temperatura e opção de bancos em couro na cor bege. O Toyota Corolla Cross será vendido em 7 cores: branco Polar, branco Pérola, prata Lua Nova, cinza Granito, preto Eclipse, Vermelho Granada e Azul (exclusivo para a XRX). Com a estreia do SUV, a expectativa da marca é crescer 25% no Brasil em 2021.
Mín. 14° Máx. 25°