Os contêineres de lixo instalados nas ruas de Bento Gonçalves estão sendo alvo de vandalismo. Tem aumentado significativamente o ataque de criminosos aos objetos, que são amassados e até incinerados pelos vândalos. Até o momento, nenhum deles foi identificado pelos órgãos de segurança.
Desde maio do ano passado, a Prefeitura de Bento Gonçalves, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com a empresa RN Freitas iniciou a coleta de resíduos, a partir do uso de caminhões automatizados. Foram instalados 140 contêineres (70 pares de resíduos orgânicos e recicláveis) na área central do município e na Via Gastronômica, localizada no bairro Planalto. De lá para cá, o novo sistema tem demonstrado muita eficiência já que os resíduos não estão mais expostos a céu aberto, exalando mau cheiro e não são levados em dia de chuva, o que pode provocar a obstrução dos bueiros.
No entanto, os contêineres não estão salvos da depredação e do vandalismo. Nos últimos meses, dois containers foram queimados e dois quebrados em ataque de vândalos na cidade. E as consequências destes atos refletem no descarte irregular dos resíduos. De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Claudiomiro Dias o poder público está fazendo o que é necessário para o bom funcionamento e conservação das políticas ambientais do município. Porém, é importante que a comunidade auxilie a Prefeitura no cuidado e na limpeza, informando sobre as ações de vandalismo contra o meio ambiente. As denúncias podem ser feitas pelos números 0800 979 6866 / (54) 3055-7142 (Whatsapp).
Mín. 13° Máx. 29°