Duas cidades da região, Farroupilha e Garibaldi, decretaram a suspensão da cobrança do estacionamento rotativo a partir desta terça-feira, 2 de março. A decisão foi tomada pelos prefeitos Fabiano Feltrin, de Farroupilha, e Alex Carniel, de Garibaldi. As medidas valem durante a validade da bandeira preta.
Em Farroupilha, o Decreto Municipal número 6962, foi publicado nesta terça-feira, 2 de março, e suspende a cobrança nas áreas do estacionamento rotativo pago no centro de Farroupilha. A medida vale enquanto o município estiver na classificação de bandeira preta no modelo de Distanciamento Controlado do Governo do Estado. Desta forma, ao haver mudança de bandeira, a cobrança é retomada, uma vez que o funcionamento do comércio também é flexibilizado.
Em Garibaldi, a medida é semelhante e também começa a valer nesta terça-feira, 2 de março. Da mesma forma, o decreto é válido até o fim da bandeira preta, fazendo com que os motoristas não precisem pagar pelo estacionamento nas áreas de Zona Azul no município.
E porque Bento Gonçalves não suspende a cobrança?
Logo que saiu a medida de suspensão da cobrança do estacionamento rotativo em Farroupilha e Garibaldi, muitos internautas questionaram a reportagem do NB sobre o motivo que isso não acontece em Bento Gonçalves. Segundo a assessoria da prefeitura, o regramento da bandeira preta tem como objetivo principal minimizar a circulação de pessoas nas ruas da cidade, com o objetivo de evitar a disseminação do coronavírus. Diante disso, o poder público entende que uma suspensão da cobrança do estacionamento rotativo faria com que mais pessoas se dirigissem ao centro da cidade, mesmo sem a necessidade de sair de casa.
Mín. 17° Máx. 27°