A campanha do Esportivo no Campeonato Gaúcho de 2021 começou com o pé-direito. A equipe comandada pelo técnico Luiz Carlos Winck superou o São José pelo placar de 1 a 0, em partida realizada neste sábado (27), no Estádio Montanha dos Vinhedos, pela primeira rodada da competição estadual. O gol foi marcado aos 37 minutos do segundo tempo, com o atacante Daniel Cruz balançando as redes.
Com o resultado, o Esportivo finalizou a rodada momentaneamente na segunda colocação do campeonato com três pontos conquistados. A equipe alviazul tentará dar sequência à boa arrancada no Gauchão enfrentando o Aimoré, na quarta-feira (03), às 20h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo.
O jogo
Apesar dos inúmeros desfalques, o técnico Winck conseguiu manter boa parte da equipe titular que vinha disputando os jogos-treinos. Com Jean e Júnior Alves preservados, Mateus Santana fez a função de zagueiro ao lado de Igor da Silva, que voltou a treinar na última semana. No meio de campo, Jocinei entrou ao lado de Lucas Hulk para a partida.
Nos primeiros minutos, o Esportivo pressionou de forma intensa o adversário em busca do gol. Logo aos 3 minutos, Vini Martins entrou sozinho pelo lado esquerdo da área, mas finalizou fraco para a meta de Fábio. Aos 14 minutos, Daniel Cruz ganhou na velocidade, invadiu a área e finalizou, mas a defesa interpretou o chute. No escanteio, o atacante desviou e a bola passou raspando a trave. Aos 15, em mais um tiro de canto, Samuel Balbino quase protagonizou um gol olímpico.
Apesar de possuir maior volume de jogo, a equipe carecia de jogadas efetivas no setor ofensivo. O São José, por sua vez, encontrava dificuldades para criar jogadas no ataque, uma vez que a defesa do Esportivo conseguiu frear o poderio ofensivo adversário.
Na etapa final, o domínio das ações da partida passou a ser do São José nos minutos iniciais. Logo no início do segundo tempo, uma finalização da entrada da grande área obrigou o goleiro Anderson a fazer grande defesa. Aos 16 minutos, em cobrança de falta, Tavares alçou a bola próximo à pequena área, mas a bola passou por todos. Aos 22, em mais uma oportunidade dos visitantes, França invadiu a área e arrematou forte para mais uma vez Anderson aparecer e impedir o gol do adversário. O Esportivo respondeu com Daniel Cruz, que limpou da defesa e finalizou no canto da meta, porém sem força.
Com as trocas realizadas por Winck, o Esportivo reascendeu no jogo. As entradas dos atacantes Vini Martins e Warlei e do meia Rennan Oliveira colocaram um novo gás no setor ofensivo. Aos poucos, o Esportivo foi crescendo novamente no confronto, chegando forte ao ataque e criando boas oportunidades.
Aos 37 minutos, Warlei se desvencilhou da defesa, chegou até a linha de fundo e cruzou rasteiro para a área, onde estava Daniel Cruz, livre de marcação, o qual só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes para colocar o Esportivo em vantagem, 1 a 0.
Nos minutos finais, o São José tentou reagir, mas a defesa alviazul impediu quaisquer ataques do time visitante. Final de jogo: vitória alviazul pelo placar de 1 a 0 na sua estreia no Gauchão 2021.
Ficha da partida:
Esportivo 1 x 0 São José – 1ª rodada
Esportivo: Anderson, Itaqui, Igor da Silva, Mateus Santana e Samuel Balbino; Lucas Hulk (Júnior Alves), Jocinei, Vini Martins (Vini Santos) e Juninho Tardelli (Rennan Oliveira); Daniel Cruz (Emerson) e Wesley Pacheco (Warlei) – Técnico: Luiz Carlos Winck
São José: Fábio, Léo Príncipe, Thiago, Wagner Fogolari e Marcelo; Fabiano, Karl e Tiago Ulisses; Tavares, Kelvin e Luiz Eduardo – Técnico: Carlos Moraes.
Gol: Daniel Cruz 37’ 2T
Arbitragem: Árbitro – Jonathan Pinheiro; Auxiliares – André da Silva Bitencourt e Claiton Timm; 4º árbitro – Sérgio Eduardo dos Santos Moraes.
1ª rodada do Gauchão 2021:
São Luiz 0 x 3 Ypiranga
Novo Hamburgo 1 x 1 Pelotas
Esportivo 1 x 0 São José
Brasil de Pelotas 0 x 1 Aimoré
Internacional x Juvetude - 01/03
Caxias x Grêmio - Adiado
Mín. 17° Máx. 27°