O Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável da Serra Gaúcha (Cisga) é o primeiro do Rio Grande do Sul a apresentar um protocolo de intenções para a compra de vacinas para a população dos municípios da região. Uma comitiva formada por prefeitos de Caxias do sul, Monte Belo, Bento Gonçalves e Farroupilha entregou o protocolo de intenções para compra do imunizante para União Química Farmacêutica Nacional. O laboratório é responsável pela vacina Sputnik V, da Rússia.
Estiveram presentes o presidente do CISGA, e prefeito de Monte Belo do Sul, Adenir Dallé, o prefeito de Bento Gonçalves, Diogo Siqueira, o prefeito de Farroupilha, Fabiano Feltrin e o prefeito de Caxias do Sul, Adiló Didomenico. O grupo foi recebido pelo conselheiro Rui Willig. O conselheiro salientou que a união dos municípios é fundamental para ter rapidez na hora que a vacina estiver disponível para a compra. O diretor da Regulação Regional, Eduardo Elsade, destacou que a atitude da Serra unifica os esforços que o Governo do Estado iniciou, sendo pioneiro com o protocolo. "A região já demonstrou sua força com o aumento no número de leitos, estrutura e combate à pandemia", relatou Elsade.
Para o presidente do Cisga, Adenir José Dallé, todo esforço é importante para que a população seja imunizada o mais rápido possível. Ainda não há expectativa de quando a vacina será disponibilizada para compra. O protocolo de intenções para a compra de vacinas será encaminhado, também, para o Instituto Butantan, que produz a CoronaVac, e a Pfizer, que recebeu registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Na quarta-feira, 24, o plenário do Senado aprovou o projeto de lei que autoriza os estados, os municípios e o setor privado a adquirirem vacinas contra a covid-19 (PL 534/2021). O projeto segue para a Câmara dos Deputados.
Mín. 17° Máx. 27°