Com um elenco reformulado e sob um novo comandante na casamata, o Esportivo faz a sua estreia no Campeonato Gaúcho de 2021 neste sábado (27), às 20h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. A equipe alviazul, do técnico Luiz Carlos Winck, vai enfrentar o time do São José, do ex-treinador do clube de Bento Gonçalves, Carlos Moraes, almejando arrancar na competição estadual com uma vitória em seus domínios.
Com poucas peças mantidas do elenco que foi campeão do interior em 2020, o Esportivo conta com um grupo praticamente novo de jogadores, rejuvenescendo o plantel em relação ao ano passado, com uma média de idade de 26 anos. Grande parte dos atletas já trabalharam com o treinador Winck em outras oportunidades.
Conheça o elenco e veja como vem o Esportivo para a temporada 2021
Dentre os destaques do elenco, o Esportivo conta com o volante Lucas Hulk e o meia Juninho Tardelli entre os que estavam no clube em 2020, e o goleiro Anderson, ex-Figueirense e revelado pela base alviazul; o zagueiro Jean, ex-Caxias; o volante Mateus Santana, ex-Pelotas e campeão da Divisão de Acesso de 2012 com o Esportivo; o meia Rennan Oliveira, ex-Nova Mutum-MT; e os atacantes William Amorim, que soma 10 anos de experiência no futebol europeu e Daniel Cruz, ex-Tombense.
Na pré-temporada, o Esportivo realizou quatro jogos-treinos, somando uma vitória, sobre o Ypiranga por 1 a 0, em casa; um empate, diante do Grêmio Sub-23 em 2 a 2, também em Bento Gonçalves; e duas derrotas, contra o Caxias e o Santa Cruz, ambas por 1 a 0 fora de casa.
Logo em sua estreia, o Esportivo vai encarar um time de Série C do Brasileirão e vai reencontrar o seu ex-treinador, Carlos Moraes. Durante o período de preparação, a equipe do Zequinha terminou o calendário de amistosos invicto, com duas vitórias, sobre o Novo Horizonte e o Inter Sub-20, e três empates, diante do Pelotas, Grêmio Sub-23 e Hercílio Luz.
Para a partida de estreia, Winck não poderá contar com o zagueiro Léo D’Agostini, o volante Matheus Norton e o meia Anderson de Oliveira, todos no departamento médico. Em compensação, o lateral Igor da Silva deverá estar apto para jogar. O time base que foi utilizado pelo treinador durante o período de amistosos, e que poderá iniciar jogando neste sábado, conta a formação em um 4-4-2 com Anderson, Itaqui, Júnior Alves, Jean e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana (Jocinei), Vini Martins e Juninho Tardelli; Daniel Cruz e Wesley Pacheco.
O São José, do técnico Carlos Moraes, manteve o suspense na provável escalação para o jogo de estreia, podendo atuar com dois ou três zagueiros. A equipe porto-alegrense deve entrar em campo com Fábio, Márcio Lima, Léo Carioca, Victor Sallinas e Marcelo; Rafael Jataí, Tiago Pedra e Rafael Tavares (Crystopher); Kelvin, França e Luiz Eduardo.
No ano passado, as equipes também se enfrentaram na primeira rodada do Gauchão. Na oportunidade, os times ficaram no empate em 1 a 1, em partida realizada no Estádio Passo D’Areia, em Porto Alegre.
Fórmula do Gauchão 2021:
Ao contrário do ano passado, a primeira rodada terá um único grupo com as 12 equipes participantes. Os times se enfrentam todos contra todos em turno único. Avançam às semifinais os quatro primeiros colocados, enquanto que os dois últimos serão rebaixados à Divisão de Acesso.
Serviço de jogo:
Esportivo x São José – 1ª rodada
Data e horário: 27/02 – 16h
Local: Estádio Montanha dos Vinhedos, Bento Gonçalves
PORTÕES FECHADOS
Arbitragem: Árbitro – Jonathan Pinheiro; Auxiliares – André da Silva Bitencourt e Claiton Timm; 4º árbitro – Sérgio Eduardo dos Santos Moraes
1ª rodada do Gauchão:
27/02, sábado
São Luiz x Ypiranga - 15h30
Novo Hamburgo x Pelotas - 20h
Esportivo x São José - 20h
Brasil de Pelotas x Aimoré - 20h
01/03, segunda-feira
Internacional x Juventude - 20h
Adiado
Caxias x Grêmio
Mín. 17° Máx. 27°