Em 2020, o Esportivo protagonizou uma temporada histórica logo após completar 100 anos em 2019. Logo no seu primeiro ano de volta à elite do futebol gaúcho, a equipe de Bento Gonçalves se sagrou campeã do Interior, cujo título o clube não conquistava desde 1987. Agora, o alviazul almeja dar sequência à boa fase para subir mais um patamar neste ano, o qual será especial para o clube, o qual retorna a disputar competições de nível nacional após 14 anos.
Veja também: Esportivo recebe o São José em sua estreia no Gauchão 2021
Para isso, o time da Capital Brasileira do Vinho reformulou por completo o elenco, contando com poucas peças remanescentes do ano passado e com uma folha salarial mais enxuta em comparação a 2020. A direção rejuvenesceu o plantel em relação ao ano anterior e contratou um técnico experiente para comandar o clube em 2021.
Além do objetivo de defender o título do Interior, o clube almeja fazer bonito na Copa do Brasil, visando chegar o mais longe possível para, inclusive, auxiliar nas contas do Esportivo com as premiações. Apesar de ter vaga garantida na Série D do Campeonato Brasileiro de 2021, o clube preza pela cautela, aguardando chegar ao montante necessário para incluir no orçamento a disputa da competição nacional.
O técnico:
Para 2021, a direção apostou no nome de Luiz Carlos Winck, de 58 anos, morador de Bento Gonçalves, para comandar o alviazul. O treinador, que já possui uma forte identificação com o Esportivo, por ter conquistado em 2012 o título da Divisão de Acesso e ter colocado o alviazul na semifinal da Taça Farroupilha no Gauchão de 2013, retornou ao clube após bons trabalhos realizados no interior do Estado. Antes de voltar ao Esportivo, Winck comandou o Passo Fundo, Lajeadense, Veranópolis, Caxias, Criciúma, Juventude e Pelotas, onde esteve em 2020.
Além dele, a comissão técnica é composta pelos auxiliares Zé Marques e Márcio Ebert, o preparador físico Luciano Ilha, o preparador de goleiros Emerson Bohm, os fisioterapeutas Douglas Tedesco e Rafael Prerniska e o massagista Laerte.
O elenco:
Ao contrário do ano passado, quando o Esportivo foi campeão do Interior com um elenco significativamente experiente, neste ano a idade média baixou consideravelmente, ficando na casa dos 26 anos. No plantel de Winck, quase metade do grupo de jogadores já trabalharam com o comandante alviazul em outras oportunidades. Além disso, há também no plantel o retorno de jogadores que iniciaram na escolinha do clube e que agora estão retornando ao alviazul, como é o caso do goleiro Anderson e do volante Mateus Santana.
O elenco alviazul conta atualmente com sete atletas da base, uma vez que o técnico Luiz Carlos Winck está promovendo um rodízio de meninos no time principal para dar oportunidades aos jovens atletas das categorias inferiores do clube.
Goleiros: Anderson (ex-Figueirense-SC), Jonathan Walker (ex-Canaã-BA), Thiago Kuhn (remanescente), Igor (base) e Afonso (base);
Zagueiros: Jean (ex-Caxias), Júnior Alves (ex-São Luiz), Léo Dagostini (ex-Veranópolis) e Éric Costa (base);
Laterais: Michael (ex-River-PI), Itaqui (Ex-São Luiz), Igor da Silva (ex-Atibaia-SP), Samuel Balbino (ex-Comercial-SP) e Maurício (base);
Volantes: Lucas Hulk (ex-Ferroviário-CE), Mateus Santana (ex-Pelotas), Mateus Norton (Itumbiara-BA), Jocinei (ex-Villa Nova-MG) e Nathan (remanescente);
Meias: Rennan Oliveira (ex-Nova Mutum-MT), Juninho Tardelli (remanescente), Vini Martins (ex-Campo Mourão-PR), Anderson de Oliveira (ex-Real Brasília-DF), Guilherme Noronha (base) e Lucas Dalarosa (base);
Atacantes: Daniel Cruz (ex-Tombense-MG), Wesley Pacheco (ex-Brasil de Pelotas), Vini Santos (ex-Bagé), William Amorim (ex-Altay, da Turquia), Warlei (Comercial-SP), Emerson (empréstimo do Grêmio) e Gustavo Noronha (base).
O time-base:
Durante a pré-temporada, nos jogos-treinos, o técnico Luiz Carlos Winck promoveu poucas alterações na equipe considerada titular do Esportivo para a temporada 2021. O treinador colocou em campo um time-base formado por Anderson, Itaqui, Júnior Alves, Jean e Michael; Lucas Hulk, Mateus Santana, Vini Martins e Juninho Tardelli; Daniel Cruz e Wesley Pacheco.
A pré-temporada:
Durante o período de preparação para a temporada 2021, o Esportivo realizou quatro jogos-treinos, todos contra equipes do Campeonato Gaúcho. Em quatro testes preparatórios, o time alviazul obteve uma vitória, um empate e sofreu duas derrotas.
Calendário de testes preparatórios do Esportivo
SER Caxias 1 x 0 Esportivo - Estádio Centenário, Caxias do Sul;
Esportivo 1 x 0 Ypiranga, gol de Juninho Tardelli – Montanha dos Vinhedos;
Santa Cruz 1 x 0 Esportivo – Estádio dos Plátanos, Santa Cruz do Sul;
Esportivo 2 x 2 Grêmio Sub-23, gols de Vini Santos e Warlei – Montanha dos Vinhedos;
As primeiras rodadas do Esportivo no Gauchão:
A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) divulgou até então apenas as datas e horários dos jogos das primeiras três rodadas do Campeonato Gaúcho. Em sua estreia, o alviazul enfrenta o São José, neste sábado (27), às 20h, no Estádio Montanha dos Vinhedos. Depois, o time alviazul visita o Aimoré, no dia 3 de março, às 20h, no Estádio Cristo Rei, em São Leopoldo. Na 3ª rodada, os comandados de Winck recebem o Brasil de Pelotas, no dia 7 de março, às 16h, em Bento Gonçalves.
Mín. 17° Máx. 27°