Empresários ligados à Associação Comercial e Industrial (Acic) do município de Canela, na Serra Gaúcha, lançaram uma campanha, na noite da quinta-feira, 25, destinada a obter doação de cilindros de oxigênio para o Hospital de Caridade de Canela. Apesar da proposta, a instituição de saúde não apresenta falta do equipamento, conforme informações oficiais repassadas à reportagem nesta sexta-feira (26).
Segundo os organizadores da mobilização, o objetivo das doações é prevenir a estrutura para possível necessidade de abertura de novos leitos clínicos para covid-19 de forma emergencial. O vice-presidente da Acic, Felipe Oliveira, explica que a meta é receber 40 cilindros, sem prazo estipulado. Como estruturas provisórias não tem encanamento de oxigênio, os cilindros poderão tornar-se necessários. "Estamos solicitando até mesmo empréstimo de cilindro a pessoas que não utilizam mais e também doação para empresas que, eventualmente, trabalham com oxigênio, pessoal que trabalha com solda e laboratórios", explica o dirigente.
Os cilindros não estão em falta segundo o interventor do Hospital de Canela, Vilmar Santos, mas ele entende que é necessário como precaução. Além disso, há preocupação pelo fato de que os instrumentos estão em falta no mercado. "Os fornecedores de oxigênio não possuem nem para locação. Se precisarmos ampliar ainda mais o número de leitos para onde não há rede (de encanamento de oxigênio) será necessário. Estamos nos preparando para isso", resumiu o interventor.
Ainda assim, não há data estipulada para eventual abertura de novos espaços. Já existem leitos em funcionamento sem oxigênio encanado no Hospital de Canela. De 15 vagas em uma tenda instalada provisoriamente para covid-19, apenas seis têm rede de encanamento. Nesta sexta-feira, das 54 vagas de leitos clínicos, 28 estão ocupadas com casos de covid. As outras 26 são destinadas a outras doenças. Os 15 espaços da tenda estão lotados, assim como as 10 vagas de UTI Covid.
Interessados em efetuar doações de cilindros podem entrar em contato pelo telefone (54) 98123-1667. A ideia dos organizadores é, ainda, montar um banco de cilindros para disponibilizar a outras localidades após a utilização dos pacientes de Canela.
Mín. 17° Máx. 27°