O meia-atacante bento-gonçalvense Maicon Assis, de 30 anos, fez parte de um momento histórico no Brasiliense que, consequentemente, ficará marcado em sua trajetória no futebol. O jogador ajudou a equipe de Brasília a alcançar o título inédito da Copa Verde, tradicional competição que reúne clubes das regiões Norte e Centro-Oeste, mais Espirito Santo. Na final, o time do Jacaré derrotou o Remo-AM nos pênaltis e levantou a taça de forma inédita.
Titular da decisão, Maicon Assis escreveu mais uma página vitoriosa para a sua trajetória no futebol. O atleta bento-gonçalvense, que começou na escolinha do Clube Esportivo, ajudou a equipe do Brasiliense a protagonizar uma campanha histórica, coroada com o título nesta quarta-feira (25), no Estádio Mangueirão, em Belém-PA.
Após vencer em casa por 2 a 1, de virada, o Brasiliense entrou em campo em Belém, do Pará, necessitando somente de um empate para conquistar o título. A equipe do Remo abriu o placar aos 25 minutos do primeiro tempo com Fredson. No entanto, no início da etapa derradeira, Zé Love empatou de cabeça. Pouco depois, o Brasiliense teve um expulso em campo, ficando com um a menos durante praticamente todo o segundo tempo. Logo após a expulsão, o Remo fez o segundo com Rafael Jansen.
Apesar da vantagem numérica dentro das quatro linhas, o Brasiliense segurou o poderio ofensivo adversário. Com o placar de 2 a 1 para os donos da casa, a final foi para as penalidades. Nos pênaltis, o time de Brasília, que já havia se classificado à final por meio da decisão na marca da cal, levou a melhor sobre o Remo por 5 a 4, comemorando o título inédito da competição.
O time do Brasiliense protagonizou uma grande campanha até alcançar o título da Copa Verde. Na primeira fase, o Jacaré derrotou o Vitória-ES por 4 a 0. Nas oitavas de final, a equipe de Brasília superou a Luverdense fora de casa por 2 a 1. Nas quartas de final, o time do bento-gonçalvense derrotou o Atlético-GO no jogo de ida e de volta, por 2 a 1 e 3 a 1, respectivamente, com a ajuda de Maicon Assis, que anotou um dos gols da primeira partida.
Na semifinal, o Brasiliense superou o Vila-Nova-GO por 2 a 0 fora de casa. No jogo de volta, no entanto, a equipe de Goiás venceu por 3 a 1, levando a decisão para os pênaltis. Nas penalidades, o Jacaré se classificou após vencer por 5 a 4.
Carreira de Maicon Assis
O bento-gonçalvense iniciou a sua trajetória na escolinha do Esportivo na década de 2000. Posteriormente, Maicon Assis passou pela base da Dupla Grenal, Cruzeiro e Vasco. No clube carioca, o jogador foi lançado ao futebol profissional. O meia passou por clubes como Portuguesa-RJ, Santa Cruz, Brasil de Pelotas, Marília e Brasiliense.
Na equipe de Brasília, Maicon Assis obteve o seu principal título de sua carreira, fazendo parte de um momento histórico para o Brasiliense, que conquistou pela primeira vez a Copa Verde. Na temporada pelo Jacaré, somando o torneio e a Série D do Campeonato Brasileiro, o bento-gonçalvense anotou três gols em 17 partidas disputadas.
Mín. 17° Máx. 27°