Na reta final de preparação para a temporada 2021, o Esportivo realizou o seu terceiro e penúltimo teste preparatório visando a estreia no Gauchão. A equipe alviazul visitou o FC Santa Cruz, atual campeão da Copa FGF, na quarta-feira (17), no Estádio dos Plátanos, em Santa Cruz do Sul, e voltou para Bento Gonçalves com uma derrota pelo placar de 1 a 0.
Com equipes distintas nos dois tempos de jogo, o time titular do Esportivo ficou no empate em 0 a 0 com os donos da casa. Na etapa derradeira, o técnico Luiz Carlos Winck modificou praticamente toda a equipe, colocando dentro de campo, inclusive, cinco atletas oriundos da base. O Santa Cruz, que promoveu alterações ao longo do segundo tempo, construiu o placar positivo nos minutos finais com gol de Pepeto.
O JOGO:
Na etapa inicial de jogo-treino, ambas as equipes tiveram oportunidades para balançar as redes. O Esportivo. Com o suposto time titular dentro das quatro linhas, apostava na velocidade pelas extremidades e na bola aérea para buscar o gol, porém com pouca efetividade. O Santa Cruz também utilizava da bola aérea para criar perigo ao gol defendido por Walker.
A melhor chance da primeira etapa surgiu aos 20 minutos. Em cruzamento rasteiro de Daniel Cruz para a área, Vini Martins chegou de frente para o gol, livre de marcação, porém desperdiçou a oportunidade finalizando para fora. O Santa Cruz respondeu com Nena, ex-Esportivo, que cabeceou forte em direção ao gol, mas a bola desviou na defesa e foi para fora.
Em outra oportunidade do alviazul na partida, Wesley Pacheco fez jogada individual na entrada da grande área e cruzou para Juninho Tardelli, que finalizou por cima da meta. O Santa Cruz novamente chegou forte ao ataque, porém, desta vez, na bola parada. Em cobrança de falta de Chiquinho, a bola passou muito próxima do gol defendido por Walker. Apesar de contar com o controle da posse de bola, o Esportivo pecava nos erros de passe no setor de criação, o que tornou o setor ofensivo alviazul pouco efetivo.
Na etapa derradeira, Winck mudou praticamente todo o time, permanecendo em campo somente o capitão e zagueiro Jean. No segundo tempo, o Esportivo contou com cinco atletas da base: o lateral Maurício, o zagueiro Éric Costa, o volante Nathan e os meias Lucas e Noronha. O Santa Cruz, por sua vez, voltou a campo sem nenhuma alteração.
O Esportivo começou melhor a etapa final, explorando a velocidade para chegar ao ataque, sobretudo através do atacante Emerson. Entretanto, quem teve as melhores oportunidades foi o time da casa. O alviazul teve a primeira grande chance da segunda etapa com Michael, após cobrança de escanteio, cabeceando a bola por cima do gol. O Santa Cruz respondeu em finalização de longa distância, com boa defesa do goleiro Thiago, que assustou ao dar o rebote, mas logo se recuperou na bola.
Em mais uma chegada do time da casa, Nena chegou livre na área e finalizou forte para a boa defesa de Thiago. O Esportivo respondeu novamente com Michael, desta vez em cobrança de falta. O lateral subiu mais que a defesa do Santa Cruz, mas cabeceou para fora. Em mais uma grande oportunidade dos donos da casa, um toque de cabeça no canto esquerdo obrigou o goleiro Thiago a operar um verdadeiro milagre para salvar o Esportivo.
Aos 40 minutos, após erro na saída de jogo pelo meio de campo do alviazul, o Santa Cruz recuperou a bola, que sobrou com Pepeto, livre de marcação na grande área, o qual finalizou forte para balançar as redes e anotar o gol da vitória da equipe da casa, 1 a 0.
Homenagem:
Ao final do jogo, o gerente de futebol do Esportivo, Luis Fernando Hannecker, entregou uma placa simbólica como homenagem do alviazul à conquista inédita da Copa FGF do FC Santa Cruz, que foi alcançada em 2020 e que qualificou o Galo Carijó a representar o Rio Grande do Sul na Copa do Brasil de 2021, assim como o alviazul.
Próximo e último teste preparatório:
No próximo sábado (20), o Esportivo realiza o seu último jogo-treino, às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos, diante da equipe de transição do Grêmio, o qual vai iniciar na disputa do Gauchão pelo tricolor. A estreia do time de Bento Gonçalves na competição estadual será contra o São José, em casa. A data e o horário serão divulgados nesta sexta-feira (19), pela Federação Gaúcha de Futebol.
Ficha técnica:
Santa Cruz 1 x 0 Esportivo - jogo-treino
Esportivo - 1º tempo: Walker, Itaqui, Junior Alves, Jean e Samuel Balbino; Mateus Norton, Mateus Santana, Vini Martins e Juninho Tardelli; Daniel Cruz e Wesley Pacheco. 2º tempo: Thiago, Maurício, Éric Costa, Jean e Michael; Nathan, Jocinei, Lucas e Leonardo (Noronha); Emerson e Warlei - Técnico: Luiz Carlos Winck
Santa Cruz: Fabiano Heves, Maurício, Diego Rocha, Luis Enrique e Otávio; David, Laion, Leylon e Chiquinho; Fogaça e Nena - Técnico: William Campos.
Jogos-treinos do Esportivo na pré-temporada
Caxias 1 x 0 Esportivo – Estádio Centenário;
Esportivo 1 x 0 Ypiranga – Montanha dos Vinhedos (gol de Juninho Tardelli);
FC Santa Cruz 1 x 0 Esportivo – Estádio dos Plátanos;
Esportivo x Grêmio Sub-23 – 20/02 – 16h – Montanha dos Vinhedos
Mín. 17° Máx. 27°