A morte de um idoso de 88 anos, infectado pela variante de Manaus do coronavírus, conhecida como P1, colocou a cidade do Gramado em alerta. Ele estava internado no Hospital Arcanjo São Miguel e morreu na sexta-feira, 12. Nesta segunda-feira, a prefeitura emitiu um novo decreto que endureceu as restrições para o combate à pandemia na principal cidade turística do Rio Grande do Sul. As medidas valem a partir desta quarta-feira, 17.
O documento suspende o início do ano letivo, programado para a próxima segunda-feira, 22, e cancela as aulas presenciais nas redes de ensino privada e estadual. A elevada taxa de ocupação hospitalar motivou também a suspensão de cirurgias eletivas no Hospital Arcanjo São Miguel e em clínicas e estabelecimentos de saúde, com exceção das emergências, urgências e obstetrícia.
O setor hoteleiro também terá de se adaptar: áreas de uso comum e lazer não poderão ser frequentadas, e estão proibidas assembleias, reuniões, conferências e similares em formato presencial. Eventos e espetáculos em casas noturnas, clubes, restaurantes, bares e pubs estão impedidos de ocorrer. Academias só poderão receber frequentadores mediante agendamento, e estará proibido o uso de piscinas e saunas.
O documento estipula também novo teto de ocupação para estabelecimentos comerciais e empreendimentos que prestam serviços. Restaurantes, bares, lojas, supermercados, hotéis e similares deverão funcionar com 50% dos trabalhadores e 50% da lotação. Já o transporte coletivo de passageiros, inclusive para passeios turísticos, poderá utilizar 50% da capacidade dos assentos e 100% dos trabalhadores. Parques, museus e biblioteca municipal poderão funcionar com 50% dos trabalhadores e 40% de lotação.
Para reforçar o combate à pandemia, a Secretaria de Saúde de Gramado decidiu ampliar o horário de atendimento no Ambulatório Covid-19, anexo ao Centro Municipal de Saúde (Postão). O espaço passa a funcionar até a meia-noite todos os dias, inclusive em finais de semana e feriados.
Confira as principais medidas do novo decreto
Suspensão do início do ano letivo, que ocorreria em 22 de fevereiro.
Determina teto de 50% de ocupação em restaurantes, bares e no transporte coletivo.
Amplia o horário de atendimento no Ambulatório Covid-19, que passa a funcionar até a meia-noite.
Suspende eventos esportivos, jogos e competições em ginásios e quadras esportivas.
Suspende cirurgias eletivas no Hospital Arcanjo São Miguel e em clínicas e estabelecimentos de saúde.
Áreas de uso comum e de lazer em hotéis e condomínios não podem ser frequentadas.
Suspende shows, palestras, cerimônias e cultos religiosos.
Mín. 17° Máx. 27°