O governo do Estado divulgou o mapa preliminar que classifica as 21 regiões do Rio Grande do Sul quanto ao risco de contágio pelo coronavírus na tarde desta sexta-feira (12). A macrorregião da Serra segue em bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado pela quinta semana consecutiva.
Dezesseis regiões tiveram classificação de alto risco (bandeira vermelha) e apenas cinco em risco médio, entre elas a de Caxias do Sul. Segundo Comitê de Crise do Estado, o resultado reflete o alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e a velocidade de propagação do vírus no estado.
Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, chamam a atenção a forte elevação no número de confirmados em leitos clínicos (23%), o aumento nos registros de hospitalização (32%) e também no número de óbitos (16%). As internações em UTI se mantiveram estáveis (1% a mais).
Na véspera do Carnaval, o governo estadual também fez alertas específicos sobre cuidados e o estágio da doença no Rio Grande do Sul. "A segurança pública do Estado, em conjunto com os municípios, está pronta para agir de maneira preventiva, evitando aglomerações e festas clandestinas. Mas precisamos que a sociedade gaúcha contribua e siga tomando todos os cuidados necessários", declarou por meio de nota à imprensa, o vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.
Mín. 17° Máx. 27°