13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Bento Gonçalves fará a vacinação somente de idosos com mais de 90 anos

Decisão contraria determinação do governo do estado, que vai vacinar idosos a partir dos 85 anos. Poder público revela que o número de doses não é suficiente.

08/02/2021 às 22h00 Atualizada em 12/02/2021 às 14h55
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A Secretaria Municipal da Saúde de Bento Gonçalves recebeu nesta segunda-feira, 8 de fevereiro, mais 1960 doses da vacina CoronaVac. As novas doses serão destinadas aos profissionais da saúde e para vacinação dos idosos acima de 90 anos. A decisão da prefeitura contraria a determinação do Governo do Estado, que sugeria a vacinação de idosos a partir dos 85 anos. O poder público revela que o número de doses não é suficiente

De acordo com a nota divulgada pela prefeitura de Bento Gonçalves, como a quantidade de doses recebida não foi suficiente para abranger uma faixa maior, e como as pessoas de mais idade são mais vulneráveis, optou-se vacinar primeiro quem tem mais de 90 anos. A Secretaria de Saúde optou, dentro do planejamento, por vacinar todos idosos dessa faixa acima de 90 anos, e depois vai seguindo o cronograma até chegar aos de 60 anos, conforme as doses forem chegando. Nesta primeira leva, devem ser vacinados cerca de 1.400 idosos.

A imunização dos idosos ocorrerá no sábado, 13,  e no domingo, 14, entre 10h e 16h, e será em formato drive-thru para evitar aglomerações. As doses serão aplicadas na Fundaparque. Os idosos só serão vacinados após apresentarem documento oficial com foto e CPF, além do Cartão SUS. Não é necessário agendamento.  

Segunda dose

Nesta quarta, 10, quinta, 11, e sexta-feira, 12, será realizada a aplicação da segunda dose da vacina Coronavac aos profissionais da área da saúde e idosos em instituições de longa permanência.  

Doses recebidas

No total, já foram recebidas 4.330 doses da CoronaVac e 1.400 da Oxford/AstraZeneca. A Campanha de Vacinação segue o Plano Nacional de Imunização, e a ordem prioritária estabelecida pela Secretaria Estadual de Saúde. Foram aplicadas 2962 doses, sendo 2544 em profissionais da saúde, 378 em idosos em casas de repouso e 40 em indígenas. 

Agendamento dos profissionais da saúde

Na próxima semana com as doses remanescentes, ou chegada de novas doses, será realizado novamente o agendamento para os profissionais da saúde pertencentes aos grupos 11 e 12 do ordenamento do estado. A secretaria irá informar as datas. 

11- Consultórios, laboratórios e farmácias de instituições privadas: profissionais de saúde que realizam coleta de swab, e demais profissionais de saúde que realizam atendimentos eletivos ou assistência ao público em geral. As doses de vacinas só serão destinadas aos estabelecimentos privados descritos nesse item, após a vacinação dos profissionais de saúde da rede de assistência à saúde correspondente ao SUS ser concluída;

12- Demais profissionais de saúde: Profissionais de saúde liberais, estabelecimentos comerciais de saúde e outros locais que não tenham atividade assistencial direta a pacientes com Covid-19 ou suspeitos de Covid-19 serão vacinados, mas a circulação de pessoas não é um critério isolado para justificar a vacinação antes dos outros trabalhadores da saúde.  

 Se não sou do grupo prioritário devo procurar a Unidade de Saúde?

Não, os grupos definidos pelo Plano Nacional de Imunização serão informados posteriormente sobre a vacinação em cada fase.  

 A Secretaria tem algum controle dos vacinados?

Sim, todas as pessoas vacinadas são cadastradas no sistema nacional de informação para controle.   

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários