A macrorregião de Serra está completando um mês em bandeira laranja no Modelo de Distanciamento Controlado do governo do Estado. A região foi classificada novamente, na tarde desta sexta-feira, 5 de fevereiro, como de risco médio de contaminação pelo coronavírus.
A situação da Serra difere da maioria do Estado apontado com alto risco para esgotamento da capacidade hospitalar e velocidade de propagação do vírus. O mapa preliminar da 40ª rodada trouxe 13 das 21 regiões em bandeira vermelha – duas a mais do que na rodada anterior. As outras oito regiões receberam bandeira laranja. Esta é a semana em que o modelo, lançado no dia 10 de maio de 2020, completa nove meses.
Entre os indicadores monitorados pelo sistema de enfrentamento à pandemia, houve redução no número de pacientes confirmados com coronavírus em leitos clínicos (-7%) e um leve aumento nos leitos de UTI (+3%). Contabilizando o pequeno aumento do total de leitos e também dos confirmados com covid-19 em UTI, o governo verificou estabilidade no número total de leitos de UTI ocupados em todo o Rio Grande do Sul. Houve também redução nos registros de novas hospitalizações (-19%), de casos ativos (-17%) e de óbitos em função da doença (-15%).
Segundo o Gabinete de Crise do Estado, mesmo considerando os dados e a ampliação da vacinação prevista para os próximos dias o mapa preliminar alerta para a gravidade da situação no Estado. Com a proximidade do Carnaval, o pedido do gabinete é para que os gaúchos sigam respeitando os protocolos, evitem aglomerações, façam higienização constante e usem a máscara em todas as bandeiras.
Mín. 17° Máx. 27°