17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

FUTSAL: ACBF realiza trabalhos de prevenção de lesões em conjunto com a preparação física

Treinamentos mesclados entre preparação física e fisioterapia são conduzidos pelos profissionais Alexandre Baldasso e Cristiano Henzel.

03/02/2021 às 15h48 Atualizada em 10/02/2021 às 13h48
Por: Marcelo Dargelio Fonte: ACBF
Compartilhe:
Ulisses Castro/ACBF
Ulisses Castro/ACBF

A Associação Carlos Barbosa de Futsal (ACBF) já completou três semanas de pré-temporada. Neste início, a parte física é o foco principal das atividades. E, na programação do time laranja, o trabalho do fisioterapeuta tem um espaço muito importante.

Os atletas treinam pesado em dois períodos desde o dia 19 de janeiro, quando se apresentaram. O preparador físico Alexandre Baldasso tem comandado a maior parte dos trabalhos. Porém, duas vezes na semana, o fisioterapeuta Cristiano Henzel é quem conduz as atividades.

O profissional organiza os trabalhos de propriocepção. Este tipo de atividade atua no equilíbrio do jogador e contribui, principalmente, na prevenção de lesões como quedas e entorses. conforme Henzel, “o estimulo proprioceptivo atua no sistema neuromuscular. Quando um atleta tem um salto e aterrissa numa perna só, esse sistema é ativado. E esse sistema é treinado na propriocepção. São ocasiões em que o atleta tem um desequilíbrio por um trauma indireto ou direto e ele precisa ativá-lo para que não tenha uma lesão mais séria”.

A preocupação com as atividades não é à toa. De acordo com o fisioterapeuta, o foco principal deste tipo de trabalho é o ligamento cruzado anterior, que pode afastar um atleta das quadras por um período que varia entre seis e oito meses.  Esse ligamento geralmente é rompido quando o atleta aterrissa com uma perna só. E se não tiver esse sistema bem equilibrado pode causar uma lesão nesse ligamento”, alertou Cristiano Henzel.

As atividades de propriocepção contam com estações com os equipamentos montadas na quadra pelo fisioterapeuta. No entanto, o trabalho de prevenção não acontece somente na pré-temporada e estará inserido na programação do elenco pelo menos uma vez por semana.

Na comissão técnica da ACBF, há um consenso que a fisioterapia não atua somente na prevenção e recuperação dos atletas, mas também contribui na performance em quadra. “Já se fala há muito tempo que a fisioterapia trabalha junto com a preparação física. Melhora o desempenho físico do atleta no treino e no jogo”, concluiu.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários