17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

ESPORTIVO: Preparador físico Luciano Ilha avalia primeiras semanas de pré-temporada

Clube segue trabalhando forte na preparação física, sobretudo por meio de treinamentos que buscam a interação com as partes técnica e tática.

01/02/2021 às 05h32 Atualizada em 05/02/2021 às 10h52
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

O Esportivo inicia, a partir desta segunda-feira, dia 1º de fevereiro, a quarta semana de pré-temporada. Neste período de preparação já concluído, a comissão técnica deu ênfase à preparação física, visando tornar o grupo homogêneo em um satisfatório nível físico para a sequência dos treinamentos. 

Nas primeiras semanas de pré-temporada, a comissão técnica deu ênfase na identificação do nível físico de cada atleta para, posteriormente, implantar os trabalhos necessários para prepara-los fisicamente. “Utilizamos a primeira semana para conhecer os atletas e identificar qual estágio se encontravam fisicamente. Tendo esses parâmetros e conhecimentos de cada um, a gente pôde programar, a partir da segunda e da terceira semana, alguns exercícios que com o objetivo de colocar um nível mais homogêneos na parte física.”, explica o preparador físico alviazul, Luciano Ilha.

De acordo com o preparador físico, os trabalhos físicos, sobretudo, são realizados por meio de treinamentos que visam a interação com outras duas valências importantes: a parte técnica e tática, trabalhando em conjunto com o técnico Luiz Carlos Winck. “Desde a semana passada já começamos a casar muitos conteúdos da parte física, com a parte técnica e tática, pois temos como metodologia de trabalho a interação dessas três valências para queimarmos algumas etapas e para preparar melhor a equipe”, pondera.

Apesar dos trabalhos intensos na parte física, ainda restam alguns atletas que estão abaixo do nível físico esperado. Apesar disso, o profissional responsável pela preparação física dos jogadores salienta que não há casos preocupantes e que, nas próximas semanas, a tendência é que os trabalhos dentro de campo os colocam no mesmo nível ou, senão, muito próximo do estágio médio que o grupo se encontra no momento. 

 Diante da pandemia do novo coronavírus, o clube buscou no mercado atletas que estivessem em atividade durante o segundo semestre, fator que auxiliou na rápida evolução do estágio físico dos atletas. Ao todo, somente quatro atletas, com exceção dos jogadores da base que foram promovidos ao elenco principal em 2021, não atuaram durante o segundo semestre do ano passado. 

“Alguns dos nossos atletas vinham trabalhando até o final do ano passado e tiveram poucos dias de férias,, e pouquíssimos atletas vinham de uma parada um pouco maior. Então isso foi o grande segredo de estarmos identificando e readaptando os atletas à parte futebolística – física, técnica e tática – esse foi o nosso desafio e continua sendo para colocar eles em condições físicas para o treinador Winck”, comenta Luciano Ilha. 

Além de Luciano Ilha, o preparador físico das categorias de base, Vinícius Casagranda, também está auxiliando nos trabalhos da equipe principal do Esportivo neste período de pré-temporada. Também trabalham na preparação física o fisioterapeuta do clube, Douglas Tedesco e seu auxiliar, Rafael Prerniska.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários