Moradores dos bairros Borgo e Imigrante sofreram com inundações e muita lama durante a tarde e a noite deste domingo, 31, em Bento Gonçalves. Várias famílias perderam móveis e viram suas casas serem invadidas por um mar de água e entulho, levando tudo o que havia pela frente. Felizmente, não há registro de pessoas feridas no incidente.
Os primeiros incidentes foram registrados ainda na tarde deste domingo, 31, na Rua Victorino Antônio Fedatto, no bairro Borgo. A chuva intensa arrastou pedras e inundou casas no local. Vários imóveis ficaram tomados de lama e alguns moradores perderam móveis e eletrodomésticos devido à enxurrada. Em alguns pontos da rua a chuva foi tão forte que parecia uma cachoeira descendo pelas escadas e janelas das residências.
Porém, o pior aconteceu durante a noite, quando uma chuva intensa caiu sobre a cidade. Um córrego na Rua Sandrin Zanetti, no bairro Imigrante transbordou e provocou uma grande inundação em várias casas da Rua Domenico Zanetti, no mesmo bairro. A força da água arrastou pedras e levou muita lama para dentro das casas dos moradores. Os bueiros não deram conta de tanta vazão de água de uma vez só. Um automóvel foi arrastado por cerca de cinco metros com a força da enxurrada.
Em uma casa no número 895 da Rua Domenico Zanetti, três casas que ficam no mesmo pátio foram atingidas. Integrantes do Corpo de Bombeiros precisaram auxiliar os moradores a tirar a lama que invadiu as residências. Vários móveis e eletrodomésticos foram danificados pela enxurradas. Até os cães dos familiares ficaram assustados. "Nunca vimos tanta água de uma vez só. Foi muito assustador. Estamos há mais de 9 anos pedindo providências para a prefeitura, prevendo que isso fosse acontecer um dia. Agora aconteceu. Quem irá pagar o nosso prejuízo", desabafou uma das moradoras, que pediu para não ser identificada.
Prefeitura afirma que irá fazer uma análise do que aconteceu no bairro Imigrante
Cerca de uma hora após a inundação, equipes da prefeitura de Bento Gonçalves apareceram no local. Uma retroescavadeira foi utilizada para retirar pedras e a lama da Rua Domenico Zanetti. O secretário de Obras, Carlos Quadros, revelou que irá analisar, juntamente com profissionais do Ipurb, o que pode ser feito ainda esta semana para evitar que novas enxurradas aconteçam no bairro. "Nunca tinha visto nada parecido aqui neste bairro. Vamos dar todo o suporte para as famílias atingidas e providenciar uma obra que evite novos alagamentos", destacou o secretário.
Mín. 13° Máx. 29°