O Juventude está de volta à Série A do Campeonato Brasileiro. A equipe de Caxias do Sul venceu o Guarani por 1 a 0, no Brinco de Ouro, em Campinas, e conquistou o retorno à elite do futebol nacional após 13 anos. O gol do acesso saiu dos pés de Renato Cajá, velho carrasco bugrino, em chute de fora da área ainda no primeiro tempo. De quebra, a equipe jaconera ainda ficou com o terceiro lugar na tabela, ao passar o Cuiabá, derrotado pelo CRB nesta sexta-feira, 29. Muita festa e emoção do Papo em Campinas.
O Guarani começou indo para cima e ameaçou logo aos 4 minutos com Waguininho. O Juventude, porém, entrou no jogo, cresceu e encontrou o gol com Renato Cajá, em lindo chute de fora da área para vencer Gabriel Mesquita aos 29 minutos. Logo depois, o Bugre tentou responder com Lucas Crispim, mas a bola foi sobre o gol. Já no minuto final, Gabriel Bispo arriscou do meio de campo e quase fez uma pintura no Brinco de Ouro, mas a bola saiu por pouco.
O segundo tempo começou tenso, mas com poucas jogadas de perigo. Somente aos 25 minutos, Rogério ameaçou para o Papo, mas o goleiro do Guarani apareceu bem para evitar o segundo. No minuto seguinte, foi Emerson Silva que arriscou e parou em Gabriel Mesquita. O jogo seguiu tenso, mas com o time jaconero conseguindo controlar as ações, até que veio o apito final, para festa completa do Juventude no Brinco de Ouro.
Porém, o título de herói da partida estava destinado para o meia Renato Cajá, um velho conhecido da torcida do Guarani pelo período em que atuou na arquirrival do Bugre, a Ponte Preta. Nessa sexta, o jogador voltou a mostrar porque a torcida não quer ver ele nem perto do Brinco. Após receber de Matheuzinho, o camisa 10 soltou uma bomba de fora da área e marcou o gol que garantiu o Juventude na elite nacional.
Juntamente com os atletas e a comissão técnica, um morador de Bento Gonçalves pode comemorar o retorno do Juventude à elite do futebol nacional. O preparador físico Gian Oliveira comemorou o retorno à Série A ao lado do técnico Pintado. Foi ele o responsável por fazer o time correr tanto nesta Série B histórica para o clube. Gian estava no CRB quando resolveu retornar à Serra Gaúcha para assumir o Juventude. Ele deve ser mantido, ao lado de Pintado, para continuar no time de Caxias do Sul na disputa do Brasileirão Série A em 2021. Além do Juventude, também subiram para a elite outros 3 times verdes: a Chapecoense, campeã da Série B, o América Mineiro e o Cuiabá.
Mín. 17° Máx. 27°