Um fato inusitado está acontecendo na cidade de Farroupilha. A transferência do comandante do 36º BPM, major Juliano André Amaral, virou motivo de mobilização no município. Isso porque a comunidade não quer que o comandante deixe a cidade, devido ao trabalho exemplar que vem realizando. O caso será analisado pelo governador Eduardo Leite.
Nesta segunda-feira, 25, o major Juliano anunciou sua transferência para o Comando Regional de Policiamento Ostensivo (Crpo) Serra, em Caxias do Sul, onde atuará na área administrativa. Para o seu lugar, foi designado o tenente-coronel Márcio Uberti Moreira, que atuava como subcomandante do CRPO Serra. Interinamente o comando do 36º BPM ficará a cargo do capitão Daniel Tonatto. Amaral ficou 32 meses a frente do batalhão que, além de Farroupilha, tem como área de abrangência as cidades de Antônio Prado, Flores da Cunha, Nova Roma do Sul, Nova Pádua e São Marcos.
A notícia pegou a comunidade de surpresa e todos pareciam não acreditar que o major Juliano estaria indo embora. O major tem o reconhecimento de todos pelo trabalho de excelência que realiza à frente do 36º BPM ao lado de seus comandados. Várias entidades de classe e lideranças da comunidade se mobilizaram para evitar que a transferência aconteça. Foi emitida uma carta carta ao governador do estado Eduardo Leite e ao vice-governador e também secretário de Segurança do Estado do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, solicitando a permanência do major no comando do 36º BPM com sede no município.
Confira abaixo a íntegra da carta encaminhada ao governador
Farroupilha 23 de Janeiro de 2021
Ao
Excelentíssimo Senhor Eduardo Leite
MD. Governador do Estado do RGS
As entidades que esta subscrevem, preocupadas com o anúncio da transferência do Comandante do 36º BPM, sediado em Farroupilha, e a consequente repercussão com o fato, vem, respeitosamente, diante de Vossa Excelência apresentar enorme preocupação e solicitar especial pedido.
Somos todos, entidades privadas ou públicas, organizações, sindicatos, enfim, toda a comunidade, testemunhas do excelente trabalho desenvolvido pelo Major Juliano Amaral, por seus relevantes e destacados serviços prestados, não só pela eficiência demonstrada sob seu comando da equipe do 36ºBPM, com prisões diárias que são realizadas, como sua sempre disposição em estar junto de todas as ações que se faz necessário o apoio policial, e pelo comprometimento com a segurança desta região.
Além de ser o Major Juliano Amaral um PROERDIANO que também ministra aulas de PROERD em nossas escolas, o que demonstra além de sua preocupação com a repreensão, a dedicação e o zelo pela Prevenção e inserção com a sociedade em todos os setores.
No estado estamos em 2° lugar em arrecadação para o seu projeto o PISEG, isso porquê o Major dedicou-se a visitar as diversas empresas, que lhe acolheram em função do seu trabalho efetivamente reconhecido por todos, do trabalhador ao grande empresário.
Farroupilha é uma Cidade modelo no apoio às forças de segurança, através do CONSEPRO & MOCOVI Movimento de combate a violência, tendo sido investido mais de R$ 13.000.0000,00 diretamente e em especial a Policia Civil e a Brigada Militar, e que tem como missão desde 1994: - Apoiar com recursos e meios os órgãos de segurança. - Promover ações de educação, visando neutralizar a violência.
Aqui pensamos em segurança como um todo, inclusive regionalmente desde sempre, temos ações de educação familiar, até a ocupação e capacitação dos jovens.
Sem Soldados e Policiais não adianta ter viaturas e equipamentos.
Sem viaturas e equipamentos não adianta ter Soldados e Policiais.
Através do CONSEPRO & MOCOVI conseguimos que a cidade seja hoje uma referência em:
1- PROERD (por nossa iniciativa a GERDAU patrocina todas as cartilhas para o RGS desde 2007)
2- Já distribuímos junto com o PROERD 20.000 cartilhas de prevenção no transito, também confeccionada pela entidade.
3- Temos pioneirismo em construção de casas para policiais, já são 23 casas a disposição, além de 111 auxílios a título permanência na cidade. Nos últimos 12 meses foram investidos R$ 504.498,00 diretamente aos policiais civis, militares e bombeiros.
4- Pioneirismo em Câmeras de vigilância desde 2005, policiamento comunitário, cursos via SENAC para policiais e jovens de baixa renda, patrulha Maria da Penha, destinação de celulares a custo zero para policiais, construção e reformas no 36º BPM, enfim foram 13 milhões de reais somente através da entidade, CONSEPRO & MOCOVI, afora os investimentos por parte do município e de empresas parceiras.
Por sobradas razões, Senhor Governador, esta comunidade, respeitosamente, roga que se digne Vossa Excelência, reverter a transferência do Comando do 36º BPM, em Farroupilha, mantendo no Comando o Major Juliano Amaral.
Esta comunidade conta com Vossa decisão em atender este apelo, contemplando o desejo certamente de mais de 95% da população farroupilhense.
Atenciosamente.
C/C/para;
Excelentíssimo Senhor Ranolfo Vieira Júnior
Secretário de Segurança do estado do RGS.
Assinam esta solicitação: CICS –SINDILOJAS – CDL – SINDIGENEROS – - OAB - UAB assoc. do Pres. De Bairros - CONSEPRO & MOCOVI
Mín. 17° Máx. 27°