As cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Farroupilha receberão ônibus escolares do Governo do Estado nos próximos dias. O objetivo é qualificar o transporte em regiões onde a moradia dos estudantes fica mais distante das escolas onde eles estudam.
O investimento para a aquisição dos veículos foi de R$ 9.844.000. O recurso é oriundo do FNDE, pelo programa Caminho da Escola, do governo federal, que tem como objetivo renovar, padronizar e ampliar a frota de veículos escolares das redes públicas de Educação Básica. Voltado a estudantes residentes, prioritariamente, em áreas rurais e ribeirinhas, o programa oferece ônibus fabricados especialmente para o tráfego nestas regiões, sempre visando à segurança e à qualidade do transporte. A compra foi feita mediante cessão de uso para os municípios contemplados. Os veículos são da fabricante Iveco, no modelo Iveco Bus 10-190. Cada ônibus comporta 44 alunos sentados e um motorista e tem suspensão reforçada, o que reduz o balanço e permite acesso a lugares de relevo acidentado. O veículo possui acessibilidade, contando com plataforma para receber estudantes cadeirantes.
Para Bento Gonçalves, serão disponibilizados dois veículos. As cidades de Garibaldi e Farroupilha receberão um transporte coletivo cada uma. “A segurança na educação também vem do transporte escolar. Segurança de que o ônibus não vai estragar e de que o aluno vai chegar à escola. Por isso, agradeço à parceria do FNDE e do deputado federal Carlos Gomes (Republicanos) que, somado aos esforços do Estado, trabalhou para que esses novos ônibus chegassem aos municípios e às suas áreas rurais. Estamos todos juntos para proporcionar uma educação de qualidade e garantir um futuro melhor para o nosso Rio Grande do Sul”, afirmou o governador Eduardo Leite.
O deputado Carlos Gomes, responsável pela articulação para obter o recurso do Ministério da Educação (MEC), destacou a importância da ação. “Estes veículos vão ser utilizados por estudantes que residem nas áreas chamadas de difícil acesso, locais onde não temos ainda pavimentação asfáltica e os alunos têm grande dificuldade de trafegar em segurança. Esta grande parceria entre Ministério da Educação, Seduc e demais entidades permitiu que diversos estudantes fossem contemplados com essas melhorias”, explicou o deputado.
Mín. 17° Máx. 27°