O volante Mateus Santana, de 29 anos, possui uma proximidade significativa com o torcedor alviazul. Além de ter sido revelado pelas categorias de base no Esportivo e de ter iniciado sua trajetória no futebol profissional em Bento Gonçalves, o jogador fez parte da campanha histórica do título da Divisão de Acesso de 2012. Após oito anos e inúmeros trabalhos ao lado do técnico Luiz Carlos Winck, Mateus retorna ao Estádio Montanha dos Vinhedos com o desejo de escrever mais um capítulo de sua carreira e marcar a sua segunda passagem no clube alviazul.
O atleta, natural de Veranópolis, iniciou nas categorias de base do Esportivo em 2008, quando foi aprovado em uma peneira para o time juvenil. Mateus logo ganhou destaque e conquistou uma oportunidade no time principal do clube. “Subi para o profissional aqui no clube, e tenho uma gratidão muito grande por isso, pelo clube ter me aberto as portas para o futebol”, explica o jogador.
Em 2012, Mateus Santana emplacou no time titular que foi campeão da Divisão de Acesso, justamente sob o comando do técnico Winck. “Em 2012 foi o ano mais importante aqui dentro do clube. Foi aí que consegui emplacar, ter uma regularidade de atuar em vários jogos naquele time que era muito qualificado. Fizemos um grande campeonato, liderando-o do início ao fim, sendo coroado com o título do Acesso. Justamente era o Winck o treinador naquela época, foi ele quem me deu a oportunidade e dentro de campo consegui corresponder muito bem”, relata.
Além do Esportivo, Mateus trabalhou ao lado de Winck em outros quatro clubes: Passo Fundo, Lajeadense, Juventude e Pelotas, atuando no Campeonato Gaúcho e na Série D do Campeonato Brasileiro e conquistando títulos no segundo semestre, como a Super Copa Gaúcha e a Copa Serrana.
Em 2020, o volante, que também atua como zagueiro, esteve sob o comando de Winck na equipe do Pelotas na disputa do Gauchão. “Estar com ele novamente aqui é muito bom, ter a confiança do treinador, da comissão técnica. O clube está em uma ascensão. Agora temos pela frente o Gauchão e a Copa do Brasil, no qual o clube está retornando a disputar competições nacionais. Temos um calendário bom pela frente e vamos procurar trabalhar para fazer nosso melhor dentro de campo”, comenta.
Mateus relata que não pensou duas vezes em retornar ao Clube Esportivo em 2021. “Quando recebi esse convite de poder retornar fiquei muito feliz e na hora conversamos e acabei aceitando esse desafio para a minha carreira. Espero também corresponder agora as expectativas”, salienta.
Em sua segunda passagem no Esportivo, Mateus Santana almeja novamente levar o clube ao protagonismo nas competições em que disputar, visando defender o título do Interior no Gauchão e chegar o mais longe possível na Copa do Brasil. “A minha expectativa é primeiro fazer uma boa pré-temporada, conseguir ficar bem fisicamente e atender aos pedidos da comissão dentro de campo. Procurar buscar meu espaço no time, procurar fazer o meu melhor”, afirma o jogador, que complementa:
“Primeiramente é defender esse título que o Esportivo tem, o título do Interior. Sabemos que é difícil, é um campeonato muito disputado, um nível bastante alto, um dos estaduais mais difíceis do Brasil. Sabemos da nossa responsabilidade, e da dificuldade que vamos ter pela frente. A Copa do Brasil também vemos com bons olhos. Queremos ter um desempenho nessa competição que premia os clubes menores. Temos esse objetivo principal que é passar de fase na competição”, pondera.
Mín. 17° Máx. 27°