Os alunos que não conseguiram realizar a prova do Enem neste domingo, 17, terão a oportunidade de participar da reaplicação. O anúncio foi feito pelo ministro da Educação, Milton Ribeiro. O problema foi relatado em várias cidades brasileiras e também em Bento Gonçalves.
Um dos estudantes que não conseguiu fazer a prova foi Arthur Raul Ferreira. Ele relatou à reportagem do NB que umas 18 pessoas do seu bloco na Universidade de Caxias do Sul (UCS/Fervi) não conseguiram participar do exame. Segundo ele, as equipes que davam suporte para a realização da prova conseguiram realocar 10 estudantes em outras salas de aula. Porém, ele e mais sete estudantes ficaram de fora e não puderam realizar o exame. "Apenas nos disseram que vamos fazer a prova em outra data, mas não nos deram nenhum comprovante para isso", reclama o estudante.
O presidente do Inep, Alexandre Lopes, explicou que o problema com o número de estudantes nas salas de aula aconteceram em cidades que compreendem as regiões de Florianópolis (SC), Curitiba (PR), Londrina (PR), Pelotas (RS), Caxias do Sul (RS) e Canoas (RS). Lopes adiantou que os estudantes podem ficar tranquilos, pois todos terão direito a fazer a prova na data da reaplicação.
O Enem começou a ser aplicado no domingo, 17, na versão impressa. Os estudantes fizeram as provas de linguagens, ciências humanas e de redação. A prova segue no próximo domingo, 24, quando serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza. Este ano, o exame terá também uma versão online, que será aplicada nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro.
Mín. 13° Máx. 29°