Se em 2020 o mês de janeiro ficou zerado nos índices de homicídio em Bento Gonçalves, em 2021, por sua vez, já contou com um salto alarmante nos números de assassinatos. Em apenas 11 dias foram registrados seis homicídios no município, ocorridos em um intervalo de apenas cinco dias. Com o objetivo de reprimir os crimes ocorridos no início do ano, a Brigada Militar de Bento Gonçalves solicitou o apoio do 4º Batalhão de Polícia de Choque (4ºBPChoque), de Caxias do Sul, o qual vai atuar na cidade por tempo indeterminado.
No dia 6 de janeiro, Bento registrou uma chacina no bairro Municipal. Quatro homens foram executados a tiros dentro de uma residência, localizada a cerca de 300 metros de onde, em junho de 2019, outras cinco pessoas foram assassinadas. No dia 11, dois homens foram mortos no início da madrugada, na no bairro Vila Nova II. Além dos assassinatos, houve também uma tentativa de homicídio ocorrida no dia 13, no distrito de Tuiuty.
Devido ao alto índice de criminalidade em poucos dias, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) solicitou o apoio de policiais do 4ºBPChoque, os quais vão atuar em conjunto com a Brigada Militar. “Solicitamos o apoio do 4º BPChoque em Bento para ações de policiamento a fim de coibir crimes como os homicídios. Eles têm atuado quase que diariamente na cidade, ficando principalmente no período noturno. Eles atuarão por prazo indeterminado”, explica o futuro comandante do 3º BPAT, Major Luis Fernando Becker.
A chegada do apoio do 3º BPChoque em Bento Gonçalves já rendeu resultado. Em uma das ações dos policiais do Batalhão de Caxias do Sul, foram apreendidos 3 kg de maconha e uma arma de fogo, que estavam sob posse de dois menores, os quais foram abordados no bairro Tancredo Neves.
Mín. 17° Máx. 27°