Integrantes do 3º Grupo de Policiamento Ambiental da Brigada Militar prenderam um homem de 30 anos na segunda-feira, 11 de janeiro no interior do município de Veranópolis. Ele mantinha dezenas de animais em situação de desnutrição e maus tratos. Além disso, criava um javaporco, animal oriundo da cruza ilegal de porcos com javalis, algo que é proibido no país.
De acordo com o Policiamento Ambiental, o grupo recebeu denúncia de que vários animais estavam sendo vítimas de maus tratos em um sítio na localidade de Lajeadinho, em Veranópolis. Quando chegaram ao local indicado, os policiais encontraram 16 cães em situação de desnutrição e muitos deles com sinais de maus tratos e marcas de agressão. Além dos cães, foram encontrados no local uma égua, um pônei, um jegue, um carneiro, uma ovelha, um coelho e um javaporco.
Além da autuação pelos maus tratos, que resultou em prisão em flagrante, o homem foi autuado pela criação ilegal do javaporco. Segundo o Ibama, a reprodução do javali em cativeiro com porcos, mesmo que o cruzamento ocorra com espécie doméstica, não é permitida sem parecer técnico oficial favorável e licença da autoridade ambiental competente. O javali (Sus scrofa) é uma espécie nativa da Europa, da Ásia e do norte da África. O animal é classificado como uma das cem piores espécies exóticas invasoras do mundo pela União Internacional de Conservação da Natureza. O Ibama reforça que a agressividade e facilidade de adaptação dessa espécie, associadas à ausência de predadores naturais, causam uma série de impactos ambientais e socioeconômicos, principalmente para pequenos agricultores.
O agricultor foi levado para a delegacia, onde foi feito o registro de ocorrência policial por maus tratos. Ele responderá em liberdade pelo crime. Os animais foram levados para a ONG Instituto Coruja, onde receberam alimento e estão sendo cuidados.
Mín. 13° Máx. 29°