O km 39,5 da ERS-448, entre as cidades de Farroupilha e Nova Roma do Sul, terá um novo bloqueio nos próximos dias, após a recente liberação no dia 18 de dezembro. O trecho terá tráfego permitido em dias e horários pré-estabelecidos a partir deste mês.
O calendário foi definido na quinta-feira, 9 de janeiro, a partir de um acordo entre a prefeitura de Nova Roma do Sul, o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e a empresa responsável pela obra. O trânsito na estrada ficou seis meses completamente interrompido após o leito da pista ceder na metade do ano passado devido à chuva. As obras de recuperação começaram no fim de outubro.
A rodovia teve o trânsito liberado no dia 18 de dezembro devido ao recesso de fim de ano. Com o novo calendário, ficou definido que a passagem seguirá permitida até o dia 13 de janeiro, próxima quarta-feira. Entre os dias 14 e 18 o fluxo será totalmente bloqueado para a continuidade do restauro da pista. No dia 19, o trânsito estará liberado a partir das 16h e permanecerá desta forma até o dia 21. Entre os dias 22 e 26, existe uma previsão de bloqueio, mas a prefeitura de Nova Roma negocia uma liberação parcial ou total para o período. A partir do dia 27 de janeiro, até o fim da obra, a estrada terá passagem proibida das 8h às 16h de segunda a sexta. Nos demais horários e nos fins de semana, o tráfego será permitido. A estimativa, contudo é que o bloqueio não seja necessário em todos os dias úteis.
A permissão de passagem, ainda que em alguns horários, era uma solicitação principalmente de moradores de Nova Roma do Sul. A estrada é o único acesso terrestre asfaltado ao município, que precisa escoar, nos primeiros meses do ano, cerca de 30 mil toneladas de uva. Além disso, o trajeto pela ERS-448 reduz as distâncias em relação às outras alternativas. "A obra foi licitada emergencialmente para os prazos serem mais curtos, então não faz sentido terminar daqui um ano. Todo mundo tem razão. O Daer tem razão, os produtores que pedem a abertura da estrada também, então temos que achar um meio termo. A uva é um produto muito sensível e as primeiras cargas podem machucar muito no transporte e reduzir a qualidade (se ocorrerem por estrada não pavimentada)", afirma o prefeito de Nova Roma do Sul, Douglas Pasuch.
Mín. 17° Máx. 27°