A Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste (Amesne) conseguiu modificar o sistema de cogestão com o governo do Rio Grande do Sul. Enviado ao Estado nesta semana e aprovado na noite desta sexta-feira, 8 de janeiro, o documento poderá ser adotado pelos municípios da Macrorregião, através de publicação de Decreto Executivo nos portais da internet dos mesmos, juntamente com o modelo.
O novo Modelo de Cogestão da Serra funciona da seguinte forma: Quando os municípios forem classificados em bandeira preta pelo Distanciamento Controlado, poderão seguir as regras da bandeira vermelha e quando forem classificados em bandeira vermelha, poderão adotar os protocolos da bandeira laranja.
De acordo com o presidente da Amesne, José Carlos Breda, com a aprovação do novo modelo de cogestão pelo governo do estado, não há mais a necessidade da Serra Gaúcha apresentar recurso quando a região estiver em bandeira vermelha, como foi anunciado nesta sexta-feira, 8 de janeiro. Isso garante mais segurança para os prefeitos dos 49 municípios que serão impactados pela medida, pois evitará o fechamento das empresas em suas cidades, principalmente àquelas ligadas ao comércio.
Mín. 17° Máx. 27°