O volante Mateus Santana, oriundo das categorias de base do Esportivo e campeão da Divisão de Acesso de 2012 com o clube de Bento Gonçalves, deve retornar ao alviazul para reforçar o elenco do técnico Luiz Carlos Winck para a temporada 2021. O jogador não renovou contrato com o Pelotas, onde atuou nos últimos dois anos, e deverá se apresentar na segunda-feira (11), ao lado de outros 17 jogadores já contratados pelo clube para o início da pré-temporada.
Mateus, de 29 anos, natural de Veranópolis, iniciou sua carreira na base do Esportivo em 2009. O jogador se destacou nas categorias inferiores e logo subiu ao profissional do clube. Em 2012, sob o comando de Winck, o atleta foi uma das peças fundamentais da equipe campeã da Divisão de Acesso, sendo titular em praticamente toda a campanha do alviazul na competição estadual.
O volante trabalhou com o atual técnico do Esportivo em cinco clubes distintos. Além do Esportivo, Mateus Santana também vestiu a camisa do Passo Fundo, Lajeadense, onde foi campeão da Super Copa Gaúcha e da Recopa Gaúcha, Novo Hamburgo, Veranópolis, Juventude, Sampaio Corrêa e Pelotas, onde disputou o Gauchão e a Série D do Campeonato Brasileiro em 2020.
Além de Mateus, outro jogador que deve retornar ao clube é o goleiro Jonathan Walker, de 27 anos. O atleta defendeu as cores do Esportivo em 2019, no acesso à elite do futebol gaúcho no ano do centenário do alviazul. Depois, Walker teve passagens por clubes como Inter de Lages-SC, Portomosense, de Portugal, União Frederiquense e Canaã-CE. Em sua carreira, o atleta também atuou no Brasil de Pelotas, Lajeadense, Ypiranga, Guarany de Bagé e Santa Cruz-RS.
O clube já anunciou oficialmente oito nomes: o zagueiro Jean, o lateral Samuel Balbino, os volantes Lucas Hulk e Mateus Norton, o meia Jocinei Schad e os atacantes Daniel Cruz e Warlei. O restante do elenco será confirmado no dia da apresentação, que ocorre na segunda-feira (11), às 16h, no Estádio Montanha dos Vinhedos.
Mín. 17° Máx. 27°