O município de Bento Gonçalves registrou uma queda drástica nos índices de criminalidade em 2020, em relação ao ano anterior. Dentre as reduções, a cidade obteve destaque no RS Seguro pela diminuição significativa de 51,92% no número de homicídios. Apesar de a pandemia ser uma das principais explicações para a expressiva queda nos números, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) destaca o trabalho da Brigada Militar e a integração de esforços dos órgãos de segurança públicos, cujos esforços também tiveram papel preponderante para a diminuição.
Após o recorde de homicídios na cidade em 2019, com 52 casos, fator que colocou Bento Gonçalves no RS Seguro em 2020 - Programa Transversal e Estruturante de Segurança Pública, o município contou com uma drástica redução no ano passado, quando ocorreram apenas 25 mortes. Durante o ano, inclusive, a cidade zerou o número de homicídios em dois meses – janeiro e novembro. Diante da significativa diminuição, o município obteve destaque entre os municípios incluídos no programa.
Porém, se em 2020 o mês de janeiro não contou com nenhum homicídio registrado, o ano de 2021, com apenas sete dias, já teve quatro execuções, as quais ocorreram em uma chacina na noite desta quarta-feira (07), no bairro Municipal.
Em outros crimes também houve expressiva queda no número de casos: os roubos de veículos tiveram uma redução de 20%, com 24 casos em 2020. Os furtos de veículos, por sua vez, diminuíram em 25,18%, com 104 ocorrências. Os roubos a comércio tiveram uma queda de 24,32% nos números de ocorrências, com 28 casos, já os furtos arrombamento reduziram em 34,95%, com 67 casos no ano passado. Assim como os homicídios, os roubos a pedestres também tiveram uma significativa redução, com 51,72% a menos que em 2019, sendo registrados 56 casos em 2020.
Em reunião do RS Seguro, realizada na terça-feira (05), que compõe diversos órgãos de segurança públicos, desde o poder judiciário, Ministério Público, SUSEPE, Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Brigada Militar e Polícia Civil, o 3º BPAT apresentou os números resultantes das inúmeras ações no combate à criminalidade no município.
“Essa reunião foi muito positiva no sentido de mostrar que a integração resulta na redução dos índices criminais. Bento Gonçalves se destacou comparando com todo o Estado a redução dos homicídios, que era uma grande problemática e tivemos uma redução muito considerável”, exalta o Major e futuro comandante do 3° BPAT, Luis Fernando Becker.
De acordo com os números da Secretaria Estadual de Segurança Pública, o número de homicídios registrados em 2020 chegou próximo à contagem de casos ocorridos em 2016. “A discussão agora é manter esses índices depois da redução. É tentar manter e diminuir mais ainda, porém cada vez se torna mais complexo. A partir do momento que você reduz, não se espera que zere totalmente a situação criminal, mas é sempre o nosso intuito e desejo que se elimine totalmente a criminalidade”, comenta.
A população pode auxiliar a Brigada Militar através da realização de denúncias anônimas por meio do 190 ou do whatsapp (54) 99657-1353 – o qual também preserva o sigilo do denunciante.
Mín. 17° Máx. 27°