Com a nomeação do Tenente-Coronel Paulo César de Carvalho para assumir a Secretaria Municipal de Segurança Pública, o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) contará com um novo comandante. Trata-se do Major Luis Fernando Becker, atual subcomandante do batalhão, o qual possui 27 anos de trajetória na Brigada Militar, prestando serviços para a Serra Gaúcha em toda sua carreira até então.
O Major foi incluído na Brigada Militar no dia 16 de fevereiro de 1993. Durante os 27 anos de serviço, o futuro comandante do 3º BPAT trabalhou exclusivamente na Serra Gaúcha, contando com uma significativa experiência na região turística.
O Major Becker iniciou no 10º BPM, em Vacaria – sua primeira unidade – posteriormente exercendo suas funções também em Farroupilha, no 36º BPM, e em Caxias do Sul, no 12º BPM. Ele foi transferido para o município de Bento Gonçalves em setembro de 2019, assumindo o papel de subcomandante ao lado do Tenente-coronel Carvalho.
À frente do 3º BPAT, o Major e o comandante do batalhão promoveram uma significativa redução em todos os índices de criminalidade em Bento Gonçalves em 2020, com destaque para a drástica diminuição no número de homicídios dolosos. “Vim para o 3º BPAT por interesse e requerimento meu. Juntamente com o Coronel Carvalho desenvolvemos um trabalho no sentido de apoiar o nosso serviço de inteligência e o nosso serviço operacional, conseguindo uma redução nos índices criminais de uma forma bem relevante”, destaca.
O Major vai assumir o comando do batalhão assim que o Tenente-Coronel Carvalho receber a sua cedência por parte da Secretaria Estadual de Segurança Pública para exercer a função de secretário em Bento. O subcomando do 3º BPAT será ocupado pela Capitã Estefanie Fagundes Gomes Caetano, o qual está no batalhão desde 2014.
O futuro comandante pondera que vai trabalhar pela continuidade do trabalho exercido até então para que a redução nos índices de criminalidade se mantenha baixos ou diminua cada vez mais a partir deste ano. “Lógico, existe sempre uma expectativa, inclusive a própria promoção a Tenente-Coronel, que é algo que sempre se almeja, para justamente permanecer no comando do batalhão. A discussão agora é manter esses índices depois da redução. É tentar manter e diminuir mais ainda”, salienta.
Mín. 17° Máx. 27°