17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Procon de Bento alerta sobre as vendas casadas e os tipos que podem ser denunciados

Saiba como o consumidor pode garantir seus direitos diante dessa irregularidade e evitar a aquisição de planos e produtos que não tinha solicitado.

06/01/2021 às 18h19 Atualizada em 11/01/2021 às 11h38
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Vitor Vidal
Compartilhe:
Vitor Vidal
Vitor Vidal

Quem nunca se deparou com uma oferta na qual um lojista ou  prestador de serviço lhe obrigava para a aquisição de um bem ou execução do serviço sob a obrigatoriedade da aquisição de outros?

Essa pratica é muito comum em vários comércios e prestadores de serviços do município, segundo o coordenador do Procon de Bento Gonçalves, Maciel Giovanella, somente no ano de 2020 foram feitas mais de 60 reclamações no órgão de defesa do consumidor referente as vendas casadas, sendo a maioria delas envolvendo as empresas prestadoras de telefonia.

Mas o que são essas vendas casadas e como não cair nessa pratica? A venda casada é caracterizada quando a venda de um bem ou serviço é condicionada à compra de outros produtos ou quando é imposta uma quantidade mínima de consumo em um estabelecimento.

A lei que define essa prática como uma infração da ordem econômica foi aprovada em 1990 e tem como objetivo garantir a liberdade de escolha do consumidor.

 Quais são os principais tipos de vendas casadas?

  1. ·         Serviços de internet com TV e telefone
  2. Cartão de crédito com títulos de capitalização
  3. Consumação mínima em bares, restaurantes e casas noturnas
  4. Financiamento de imóvel com seguro habitacional específico

 Como o consumidor deve proceder em casos como esses?

Verificada a prática ilegal, o consumidor deve denunciá-la aos o Procon.

O consumidor que já adquiriu um bem ou serviço por meio de uma venda casada pode solicitar a devolução ou o cancelamento do item adicional posteriormente. A maneira mais simples, e também mais amistosa, de resolver a situação é entrar em contato com a empresa ou enviar uma carta de notificação esclarecendo a sua reivindicação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários