O município de Bento Gonçalves vai contar com 15 novos soldados a partir de janeiro de 2021, os quais vão integrar o 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT). Ao todo, 20 cidades que são acolhidas pelo batalhão vão receber, no total, 33 novos servidores, os quais foram apresentados nesta terça-feira (05), sendo que três deles optaram por permanecer na cidade. Outros 12 policiais, os quais também escolheram Bento Gonçalves para exercer suas funções na área da segurança, são aguardados.
Dentre os 15 soldados que vão reforçar o quadro do 3º BPAT, 12 já contam com um maior tempo de experiência de serviço. De acordo com o Tenente-Coronel Paulo Carvalho, os novos soldados vão possibilitar a substituição dos servidores mais antigos presentes no município. “Esses policiais de hoje são formados da última turma, porém os que virão agora em breve já estão formados há algum tempo, alguns até com oito anos de serviço, já com uma boa experiência e bagagem para o policiamento ostensivo”, explica o comandante.
Além de Bento Gonçalves, os 33 soldados recém formados serão realocados em outros 19 municípios: Carlos Barbosa, Garibaldi, Nova Araçá, Pinto Bandeira, Coronel Pilar, Vila Flores, André da Rocha, Protásio Alves, Bento Gonçalves, Guaporé, Boa Vista do Sul, Monte Belo do Sul, Nova Bassano, Fagundes Varela, Cotiporã, Santa Tereza, Vista Alegre do Prata, União da Serra e Guabiju. Dentre os novos policiais, quatro vieram de outros Estados, como Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná.
Os três novos soldados já serão alocados ao policiamento ostensivo do município a partir desta quarta-feira (06), enquanto que os outros 12 policiais serão apresentados e integrados ao batalhão em breve. “Sempre levantamos a bandeira do policiamento comunitário, orientamos os novos soldados para que façam a aproximação junto à comunidade, principalmente nós aqui de Bento Gonçalves, que é um município turístico.”, salienta o Tenente-Coronel.
De acordo com o Major Luis Fernando Becker, o qual vai ocupar o cargo de comandante a partir de 2021, uma vez que o Tenente-Coronel Carvalho será o novo secretário de segurança do município, afirma que a renovação dos policiais é um aspecto positivo e motiva os mais veteranos. “Isso acaba trazendo grandes benefícios, de ter ideias novas, de mobilizar todos esses policiais novos no combate à criminalidade. Nesse intuito, o nosso policial já motivado acaba contagiando esses policiais novos com a vontade de serviço de trabalhar para essa comunidade tão afeta à Briga Militar e tão querida, a qual realmente vale a pena trabalhar”, comenta.
Mín. 17° Máx. 27°