O Governo do Estado do Rio Grande do Sul fez a entrega simbólica de 41 viaturas semiblindadas para as delegacias de cidades gaúchas na tarde desta terça-feira, 5 de agosto. Quatro veículos serão destinados à Serra Gaúcha para as cidades de Caxias do Sul, Garibaldi, São Francisco de Paula e Cotiporã. Porém, o critério de distribuição das caminhonetes já gerou polêmica, pois não seguiu critério técnico, mas sim interesses políticos.
Mais duas viaturas semiblindadas estão prometidas para a região com chegada prevista para o final deste primeiro semestre. Esses veículos, que estão em fase de produção, serão entregue aos policiais de Farroupilha e São Sebastião do Caí. A diferença no prazo de entrega acontece porque a aquisição destas viaturas foi possível graças ao saldo de economia na licitação. Neste caso, a destinação foi definida pela chefia da Polícia Civil.
Chamou a atenção que a distribuição das caminhonetes Duster semiblindadas não contemplou algumas cidades mais populosas e que têm problemas com facções e tráfico de drogas, como Porto Alegre e Bento Gonçalves. A explicação do governo do estado é de que a aquisição dos veículos só foi possível graças a emendas parlamentares, por isso a destinação foi definida conforme indicação dos deputados e senadores na proposição da emenda parlamentar da bancada federal.
Segundo a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), a tecnologia de blindagem utiliza na carroceria dos carros mantas com nove camadas do tecido de fibra de aramida, mais leve que o aço e com capacidade de resistência quatro vezes maior. A proteção instalada é do nível III-A, que suporta disparos de todos os tipos de arma de mão, como pistola .40 e 9mm.
Nos vidros, a blindagem é composta pela sobreposição de materiais para assegurar a resistência balística padrão: são três camadas de vidro, intercaladas com uma de aço, duas de película plástica PVB (polivinil butiral), além de selante de poliuretano (PU) e uma última de plástico policarbonato. Para cada uma das unidades adaptadas, é emitido um certificado de blindagem junto ao Exército, vinculado ao chassi do carro, garantindo a rastreabilidade do material de uso restrito.
Mín. 17° Máx. 27°