O 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (3º BPAT) recebeu 15 novos policiais para reforçar o serviço de policiamento ostensivo em Bento Gonçalves. Eles serão apresentados na tarde desta terça-feira, 5 de janeiro, nas dependências da guarnição.
Os policiais chegam para suprir a defasagem no efetivo policial do 3º BPAT. Essa não é uma realidade apenas do batalhão de Bento Gonçalves, mas em todo o estado. A defasagem no efetivo policial do Rio Grande do Sul gira em torno de 50%, ou seja, a comunidade gaúcha é atendida por apenas metade dos policiais militares que foram planejados pela própria corporação.
Em Bento Gonçalves, o então comandante do 3ºBPAT, tenente-coronel Paulo Carvalho, revelou que sabe que há municípios com maior necessidade que a Capital do Vinho neste momento, porém acredita que a cidade é estratégica e necessita de reforço constante em seu policiamento ostensivo. Os 15 policiais são oriundos de duas situações. Alguns estão entre os 860 formandos da última turma de soldados da Brigada Militar. Outros são mais antigos, se formaram na turma de 2018 e escolheram a cidade para atuar.
Incluindo estes 860 novos soldados, as instituições vinculadas à Secretaria de Segurança Pública (SSP) formaram neste ano 1.367 servidores – 55 delegados e 257 inspetores e escrivães, outros 41 soldados da BM, 70 profissionais do Instituto-Geral de Perícias e 84 soldados do Corpo de Bombeiros Militar. Caso se mantenham as condições fiscais, o Governo do Estado prevê, para os próximos dois anos, o ingresso de mais 3.187 novos servidores para a segurança pública e também para a Superintendência dos Servidores Penitenciários (Susepe).
Mín. 17° Máx. 27°