15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Dermatites em bebês: Saiba mais sobre a técnica do Pijama Molhado

É muito comum os bebês terem dermatite atópica uma doença crônica que causa inflamação na pele.

04/01/2021 às 17h53 Atualizada em 04/01/2021 às 18h40
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Você já ouviu falar da técnica do Pijama Molhado para tratamento de dermatite em bebês? É muito comum os bebês terem dermatite atópica.

Para quem não sabe, dermatite atópica é uma doença crônica que causa inflamação na pele, resultando em lesões avermelhadas que apresentam crostas, coçam, descamam e às vezes ficam úmidas. Geralmente, afeta os bebês com história pessoal ou familiar de asma, rinite alérgica ou dermatite atópica. Apesar de poder ter causas genéticas, a dermatite atópica não é transmissível. E incomoda muito os pequenos.

Existe essa técnica do Pijama molhado, ainda pouco conhecida, mas que trata a dermatite. E quem explica pra g sobre essa técnica é o dermatologista Dr. Cristiano Kakihara.

CONHEÇA A TÉCNICA DO PIJAMA MOLHADO OU WET WRAP PARA TRATAMENTO DE DERMATITE EM BEBÊS

A técnica de “wet wrap”, mais conhecida por aqui como técnica do pijama molhado, é um tratamento ainda pouco conhecido para dermatite atópica, uma das doenças mais comuns em dermatologia pediátrica. Ela consiste na aplicação de gazes ou ataduras umedecidas em água morna em locais da dermatose ou irritação da pele, seguido da colocação de outro tecido seco no local, que também pode ser gaze ou atadura. Pijamas e mantas podem ser colocados por cima, no final, por isso o nome. Ele ajuda a potencializar a penetração dos ativos tópicos indicados para tratar aquela irritação na pele.

Wet dressings for eczema

Este método auxilia outros tratamentos clássicos, em que são indicados uso de hidratantes e corticosteroides tópicos. O procedimento wet wrap fornece excelente hidratação e ameniza o quadro inflamatório da dermatite atópica. Contudo, ele não substitui os outros tratamentos. A técnica  ajuda a diminuir o tempo de tratamento das doenças inflamatórias cutâneas e a quantidade de medicações tópicas a ser aplicadas diariamente.

Este procedimento não oferece risco ao bebê, já que a água usada está em temperatura morna, e os tecidos são usados são suaves e hipo-alergênicos. Em quadros de dermatite atópica mais resistentes essa técnica é recomendada para alívio da inflamação local. O bebê também não fica mais predisposto a desenvolver gripe ou viroses por conta dessa umidade na pele.

Esse conteúdo e a titulo de informação, esclareça suas duvidas sempre com um profissional antes de usar a técnica. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários