15°C 18°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Especialistas alertam: sol e frutas cítricas não combinam

Mesmo com o uso de protetor solar, contato com frutas como limão e laranja podem provocar manchas na pele ou laergias, denominadas fitofotodermatose

03/01/2021 às 15h57 Atualizada em 09/01/2021 às 12h32
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

Com as temperaturas subindo, é natural que se opte por comidas e bebidas refrescantes; e aí entram as frutas. Todas elas fazem bem para a saúde e são muito saborosas. No entanto, algumas, mesmo sendo saudáveis, podem provocar manchas na pele. Segundo dermatologistas, elas podem causar até queimaduras de terceiro grau.

O verão combina com praia, piscina, cervejas e sucos gelados. Mas no caso de limonadas e laranjadas, é necessário tomar alguns cuidados. Frutas como o limão, laranja, mexerica, morango e figo são responsáveis, muitas vezes, por levar a um quadro de fitofotodermatose. Imagine só: você capricha ao máximo no protetor solar e acaba ficando com manchas ou lesão na pele por causa de uma fruta.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia revela que a fitofotodermatose é um tipo de manifestação de vários tipos de crises alérgicas que atacam a pele. Ela é causada pelo contato com frutas cítricas ou extratos das plantas e posterior exposição ao sol. O contato não necessariamente se dá com a planta em si, mas muitas vezes um espinho, uma seiva ou as substâncias presentes nas cascas do limão, da tangerina, da laranja e do figo, por exemplo. A dermatose ocorre nas áreas de contato com essas substâncias e que recebem a irradiação do sol.

Passeio no campo, fazenda e sítios também devem ser motivo de atenção, no contato com plantas e vegetais através da seiva, casca e espinhos. Todas as vezes que manusear qualquer uma dessas substâncias, em especial as frutas cítricas, é necessário lavar não só com água, mas com água e sabão, tendo a certeza de que todos os resíduos foram retirados. Deve-se tomar cuidado porque algumas vezes há alguns respingos em braços, abdômen e rosto, e isso pode gerar queimaduras.

Cuidados para evitar a Fitofotodermatose

Evite mexer com frutas cítricas estando exposto ao sol

Evite fazer ou consumir caipirinha, limonada, sucos de frutas e picolés cítricos ao se expor ao sol

Se manipular alguma destas frutas, lave bem as mãos e em torno da boca logo após o consumo

Perfumes podem causar quadro semelhante, evite usar perfumes quando se expôr ao sol

Não use bronzeadores caseiros, principalmente aqueles feitos a partir de folhas de figo, eles podem causar graves queimaduras

Cuidado também com a bergamota, o figo verde, a lima, a lima da pérsia, manga, nabo e tangerina, que também podem causar a fitofotodermatose e manchar a pele


* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários