17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

FUTEBOL: Categoria Sub-19 do Esportivo se tornará realidade em 2021

Presidente do clube Laudir Piccoli confirmou a abertura da categoria para a próxima temporada, visando dar um passo importante para seguir com o trabalho de formação de atletas.

31/12/2020 às 05h13 Atualizada em 03/01/2021 às 13h09
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Kévin Sganzerla
Kévin Sganzerla

O Esportivo está prestes a dar um expressivo passo para o desenvolvimento de suas categorias de base e para fomentar a formação de jogadores para o futebol profissional. O presidente alviazul Laudir Miguel Piccoli confirmou que o clube vai contar com a equipe sub-19 a partir de 2021, desta forma, aproveitando os jovens promissores que subiram ao elenco principal e os atletas da categoria sub-17 que não tiveram a oportunidade de entrar em campo nesta temporada por conta da pandemia. 

O Esportivo já conta com dois projetos aprovados junto ao Pró-Esporte LIE – um exclusivo da categoria sub-17, o qual já está em execução, e outro que contempla crianças e adolescentes dos 6 aos 15 anos, o qual será executado a partir de fevereiro de 2021. Na soma dos dois projetos, o clube está investindo cerca de 400 mil reais na base. 

“Estamos apostando forte nas categorias de base. Contamos com uma equipe de cerca de 10 profissionais que trabalham na base, estamos dando toda a estrutura para nossas crianças e adolescentes e, com isso, o Esportivo tem um ganho. O maior trabalho que tem um retorno a longo prazo é o das categorias de base. Nossa diretoria está trabalhando forte nisso”, comenta o mandatário. 

A categoria sub-19, segundo Piccoli, será viabilizada através de um novo projeto, desta vez junto à Lei de Incentivo ao Esporte, ou seja, por meio do imposto federal. “No momento o Pró-Esporte não está aberto para novos projetos, mas já teríamos feito o projeto da sub-19 através do Pró-Esporte. Vamos fazer assim que abrir, independentemente do projeto, já está definido que vamos começar a sub-19”, pondera. 

Neste ano, o Esportivo contou com sete atletas oriundos das categorias de base do clube no time principal, o qual se sagrou campeão do Interior do Campeonato Gaúcho de 2020. Dentre eles, o atacante Emerson Brito, de 18 anos, foi negociado com o Grêmio ao final da competição estadual. “Temos 18 atletas que vem desde os 13 anos na base e que agora estão compondo a sub-17. O Esportivo não pode perder esse patrimônio de jogadores que, por não ter a sub-19, eles iriam para outros clubes. O resultado principal que é a venda de um jogador e o próprio jogador defendendo a nossa bandeira, as cores do Esportivo, vamos resolver abrindo a sub-19”, ressalta. 

Para ter o projeto aprovado, no entanto, a direção terá que promover uma alteração no estatuto do clube. Piccoli afirma que, em breve, estará reunindo as lideranças e os conselheiros do Esportivo para debater sobre a modificação. “Em breve vamos reunir as lideranças, pois quando se faz uma mudança de estatuto, não podemos focar apenas no projeto federal, temos que entender o todo do clube, como as lideranças irão interpretar essa mudança. Precisamos ter cautela, pois qualquer movimento é uma ação e uma reação”, comenta. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários