17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Universidades gaúchas têm 64 ultrafreezers para armazenar vacinas da Covid-19

Mapeamento aponta que 16 instituições do Estado podem manter as doses guardadas abaixo de -70°C, temperatura exigida, por exemplo, para o imunizante da Pfizer. Dois equipamentos estão em Caxias do Sul

30/12/2020 às 20h54 Atualizada em 05/01/2021 às 11h14
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Governo do Estado
Compartilhe:
Lucas George Wendt/Divulgação Univates
Lucas George Wendt/Divulgação Univates

A Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) realizou levantamento em universidades no Estado para obter dados sobre disponibilidade de ultrafreezers com capacidade de temperatura inferior a -70°C (definida para a conservação de algumas vacinas para a Covid-19) e sobre a possibilidade de cedência para armazenamento de doses. Ao total, foram identificados 64 unidades em 16 instituições – duas delas na Universidade de Caxias do Sul (UCS).

O objetivo do mapeamento foi apoiar o trabalho da Secretaria Estadual da Saúde (SES), em parceria com a equipe do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs), como alternativa para quando a vacina for disponibilizada. A listagem completa foi encaminhada nesta terça-feira, dia 29, à SES. A iniciativa surgiu no Comitê de Dados do RS, coordenado pelo secretário de Inovação, Ciência e Tecnologia, Luís Lamb.

"Neste momento, mais do que nunca, temos que acionar uma das pás da hélice, as universidades, para que atue em conjunto com o governo do Estado a favor da sociedade", afirmou Lamb sobre as relações da quádrupla hélice (universidade–indústria–governo–sociedade), estratégicas para o incentivo da dinâmica da inovação.

>>> Confira neste link a relação completa dos locais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários