17°C 27°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Serra Gaúcha ficará mais uma semana em bandeira vermelha

Indicadores da região ainda são preocupantes. Amesne não apresentou recurso, mas utiliza o mecanismo de cogestão para manter restrições previstas na bandeira laranja.

29/12/2020 às 11h49 Atualizada em 03/01/2021 às 13h09
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

A macrorregião da Serra foi confirmada em bandeira vermelha no mapa definitivo do Distanciamento Controlado divulgado pelo governo do Estado na tarde desta segunda-feira, 28. Esta é a quinta classificação seguida da região como área de alto risco de contágio. 

A região teve esse indicativo na última sexta e resolveu não recorrer para tentar reverter a classificação. Isso porque os municípios podem adotar medidas mais brandas (quase iguais aos da bandeira laranja) em função do modelo de cogestão. Além disso, 14 cidades que não tiveram óbitos ou hospitalizações de moradores nos 14 dias antes da avaliação dos indicadores pelo Comitê de Dados do governo estadual entram na regra 00 e podem seguir os protocolos da bandeira laranja. São elas: Cotiporã (a cidade registrou a primeira morte por covid-19 no último dia do período, mas ela não entrou na avaliação), Esmeralda, Fagundes Varela, Guabiju, Monte Belo do Sul, Pinhal da Serra, Protásio Alves, Santa Tereza, São Jorge, São Vendelino, União da Serra, Vale Real, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Dos quatro indicadores regionais, Caxias do Sul alcançou classificação de risco máximo (bandeira preta) em dois deles. É o caso do número de hospitalizações por covid-19 para cada 100 mil habitantes e da projeção de óbitos. Nesta terça-feira, 29, a Serra Gaúcha apresenta uma redução no número de leitos de UTI ocupados. Até às 8h, última atualização feita antes desta reportagem, a região tinha 239 dos 299 leitos de UTI disponíveis, o que representa um percentual de 79,9%.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários