Neste domingo, 27, a TV COM Bento Gonçalves te leva por um passeio inédito pela Ferrovia do Trigo, entre os municípios de Guaporé e Muçum. Será a segunda edição do programa Relato, que vai ao ar às 18h. Você pode assistir no Canal 14 da NET, ou gratuitamente pelo aplicativo Conecta TV COM, que pode ser baixado em seu smartphone neste link (para sistema Android) ou neste link (para quem tem Iphone).
O programa Relato conta histórias e traz fatos que marcaram cidades e comunidades no Rio Grande do Sul em uma abordagem diferente e com depoimentos de pessoas envolvidas com o cotidiano dos municípios. Neste segundo programa, Priscila conta um pouco da história por traz da construção da Ferrovia do Trigo até chegar ao lançamento do passeio turístico Trem dos Vales, que irá transportar turistas entre os municípios de Guaporé e Muçum. Entre os entrevistados da jornalista, está o escritor e historiador Giovani Balbinot, que está preparando uma obra sobrea a saga da construção da Ferrovia e o morador da Linha Sexta de Guaporé, Sérgio Chitolina, cuja família cedeu parte do terreno para a construção da ferrovia.
A EF-491 é uma ferrovia de ligação, conhecida como Ferrovia do Trigo, nome adquirido nos tempos de sua construção na década de 1970. A Ferrovia do Trigo foi inaugurada em 7 de dezembro de 1978 pelo presidente Ernesto Geisel, e tinha uma linha regular de trem de passageiros entre Passo Fundo e Porto Alegre. A viagem era uma atração turística, pois o trem furava montanhas e saltava vales e canhadas da estrada de ferro, que possui 26 pontes e viadutos e 34 túneis. Desses, 21 estão entre Guaporé e Muçum – sendo que, neste trecho, está o Número 13, também conhecido como Viaduto do Exército. Com 509 metros de comprimento e 143 metros de altura, sendo o maior viaduto ferroviário da América Latina, e um dos mais altos do mundo.
Mín. 13° Máx. 20°