13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Morre o idealizador do Salão Design Guilherme Luiz Fontanari

Designer de 69 anos lutava contra um câncer e faleceu neste sábado, 26, no Hospital Tacchini, em Bento Gonçalves. Ele será cremado em Caxias do Sul.

26/12/2020 às 21h50 Atualizada em 03/01/2021 às 13h09
Por: Marcelo Dargelio Fonte: Divulgação
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O mundo do design de móveis está de luto neste sábado, 26. Morreu o designer Guilherme Luiz Fontanari, de 69 anos. O idealizador do Prêmio Salão Design perdeu a luta que travava contra um câncer. O velório ocorre na sala B das Capelas São José, em Bento Gonçalves. Seu corpo será cremado na manhã deste domingo, 27, às 10h30, no Memorial Crematório São José, em Caxias do Sul. Ele deixa dois filhos do primeiro casamento, dois netos e a esposa Márcia.

Guilherme Luiz Fontanari teve uma longa carreira como designer, atuando principalmente como consultor para indústrias moveleiras. Ele teve decisiva relevância para o fortalecimento da atividade dos designers no contexto do polo moveleiro de Bento Gonçalves. Nos 1970, ele fez parte do primeiro time de profissionais independentes contratados pela Móveis Pozza para o desenvolvimento de novas linhas para a empresa, rompendo o paradigma de que o móvel deveria ser concebido apenas dentro da indústria e caracterizando o conceito de consultoria em design em que os designers receberiam royalties da indústria fabricante pelo uso de criações exclusivas.

Anos mais tarde, ele seria o idealizador do Prêmio Salão Design. Nos preparativos para a Movelsul 1988, Guilherme Fontanari sugeriu ideia de um concurso de móveis assinados ao então presidente da feira Dorvalino Pozza (in memoriam), justamente o empresário que o havia contratado para uma consultoria e design na década anterior.

Em depoimento para o Sindmóveis por ocasião dos 30 anos do Prêmio Salão Design, completados em 2018, Fontanari relembrou que nos anos 80 o design brasileiro já tinha certa profusão, mas fluía apenas no eixo Rio/São Paulo. “Se a Serra Gaúcha tinha uma feira de móveis em franca expansão, por que não plantar essa semente do design no contexto da Movelsul? Como designer e consultor, eu já tinha uma carreira consolidada na época, mas o coletivo e setorial me parecia relevante naquele ambiente. Considero que, sim, o Prêmio ajudou a alavancar o design brasileiro”, avaliou.

Desde 1988, o Prêmio Salão Design já teve 23 edições, tendo contado com a participação de Guilherme Fontanari como diretor, vice-diretor ou jurado em várias delas. Em decorrência do prêmio, a valorização do design como ferramenta competitiva para o setor moveleiro passou a ser um projeto permanente para o Sindmóveis.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários