Um livro que tem por intuito despertar o interesse das crianças em deixar de lado o ambiente virtual para brincar e se conectar com a natureza: é através da poesia que o bento-gonçalvense Rodrigo Arcari lançou a sua primeira obra literária. O livro, intitulado "Amigo Dos Bichos”, conta com 12 poesias que relatam a proximidade dos jovens com os animais, enaltecendo a importância de cuidar e preservar o meio ambiente.
A paixão pela literatura e poesia começou desde cedo na vida do escritor bento-gonçalvense. Através do incentivo da família e de uma professora, em especial, o fizeram seguir o caminho ao encontro de sua paixão. “Minha mãe foi professora de língua portuguesa e, desde pequeno, sempre fui incentivado a escrever redação (as antigas “composições”), fazer ditado, pequenos poemas e histórias em quadrinhos. Minha irmã, que era professora de Geografia e História, também me ajudou muito na alfabetização”, relata.
No sétimo ano, na década de 90, bastaram algumas palavras de sua professora Sandra Zeni Carli para que Rodrigo continuasse motivado em compor poesias. “Ela me disse: ‘Rodrigo, você poderia, quem sabe no futuro, pensar em ser escritor, pois escreves bem e tens facilidade com as palavras’. Aquilo ficou marcado na minha cabeça por anos. Em 1996 fui para faculdade, passei muito tempo sozinho e encontrei uma companhia no papel e na caneta. Comecei a escrever primeiro poesias sobre saudades, sobre a distância de casa”, comenta.
Por conta do trabalho como Médico Veterinário, Rodrigo foi deixando de lado a sua paixão pela poesia para se dedicar inteiramente a sua carreira em uma multinacional. Anos depois, quando formou sua própria família, o amor pela escrita voltou à tona através de seus filhos.
O incentivo principal para tornar realidade a sua primeira obra literária
Um concurso de poesias na escola o fez voltar a compor poesias para que seus filhos declamassem. “Comecei a procurar poesias para que eles declamassem na escola, mas percebi que tinha muitas poesias que eles não entendiam, pois tinham um regionalismo de outras partes do Brasil, palavras que não faziam parte do nosso vocabulário local, poesias muito extensas, e outras muito infantis. E então eu falei: ‘só um pouquinho, deixa que o pai faz uma poesia para vocês’. Eles acharam graça na hora, duvidaram, mas comecei a fazê-las”, explica.
Rodrigo, então, ao escrever essas poesias, encontrou uma motivação de auxiliar os outros pais a despertar nas crianças o gosto pela poesia, pela leitura e pela declamação, assim como fez com seus filhos. “Comecei a fazer uma, duas, três poesias e lá pelas tantas pensei: por que não ajudar outros pais com esse tipo de coisa? Por que não começar a despertar nas crianças o gosto pela poesia, pela leitura?”, comenta.
Diante da pandemia do coronavírus, Rodrigo encontrou o tempo ideal para construir sua primeira obra, a qual contou com a ajuda dos seus filhos, os quais deram sugestões quanto aos nomes dos personagens e discutiam a respeito das poesias. “É um livro com 12 poesias relatando a proximidade das crianças com os bichos, exatamente mostrando a importância de respeitar a natureza, de estar em contato com o ar livre, de largar um pouco o celular, o mundo virtual e se conectar com o mundo lá fora. Despertar nas crianças de ir lá fora brincar”, pondera.
A obra é indicada para todas as idades. Além das poesias, o livro conta com diversas ilustrações, as quais foram feitas por Anderson Cará, o qual comprou a ideia do projeto ao lado de Rodrigo. O livro está disponível para a compra nas livrarias Paparazzi, Aquarela e Dom Quixote, em Bento Gonçalves; na livraria Paraná, em Farroupilha; na Disco Center, em Garibaldi; e na livraria Limão e Mel, em Veranópolis. A obra também pode ser comprada diretamente com o autor.
Mín. 14° Máx. 25°