Na noite deste sábado, 19, acabou o prazo de conversas amistosas e notificações a proprietários de estabelecimentos que estavam desrespeitando as regras do decreto estadual para o distanciamento controlado em Bento Gonçalves. Sete estabelecimentos foram multados e dois deles interditados por se negarem a seguir os protocolos de segurança. Os proprietários destes dois locais também irão responder judicialmente pelos atos infracionais cometidos.
De acordo com a Secretaria Municipal de Segurança de Bento Gonçalves (Semseg), foram recebidas cinco denúncias de aglomerações pelos telefones 190, 153 e 150 (denúncia estadual). Em todos os pontos foi feita a dispersão das pessoas que estavam aglomeradas. Nas blitze, foram registrados quatro autos de infração de trânsito aos motoristas.
Ainda na noite deste sábado, 8 estabelecimentos foram fiscalizados. Sete deles foram multados por descumprirem totalmente as medidas preventivas previstas no decreto estadual. Entre os setes autuados, dois tiveram a interdição total do prédio onde funcionava o estabelecimento. Além disso, os proprietários irão responder judicialmente por infringir o artigo 268 do Código Penal (Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa). A pena para este tipo de crime pode ser de detenção de um mês a um ano e multa. Os estabelecimentos interditados ficam no bairro Ouro Verde e Planalto.
A Secretaria de Segurança Pública esclarece que a operação continuará sendo realizada diariamente, a fim de que as pessoas e os proprietários dos estabelecimentos entendam a necessidade do cumprimento das regras determinadas no decreto estadual para evitar aglomerações e a disseminação do coronavírus. Neste domingo, 20, novas operações serão realizadas e estabelecimentos que já foram notificados e autuados, correm o risco de terem seus pontos de atuação interditados por tempo indeterminado.
Mín. 17° Máx. 27°