Precisou a Feira do Livro de Bento Gonçalves virar assunto negativo entre os agentes da cultura em todo o país para que uma solução fosse tomada em relação à falta de pagamento de escritores que participaram do evento, ocorrido no mês de outubro. O problema veio à tona após denúncia feita pela escritora e patrona da feira, Letícia Wierzchowski, em sua conta pessoal no Facebook. Pelo menos a conta dela foi paga e a prefeitura autorizou o pagamento dos demais autores que participaram do evento e também não receberam.
A reportagem do NB publicou o fato às 16h54min desta sexta-feira, 18, após contato com o secretário municipal de Cultura, Evandro Soares. Às 18h, a Prefeitura de Bento Gonçalves emitiu uma nota em seu site explicando que o atraso tinha ocorrido devido a falta de repasse de recursos dos projetos aprovados no Ministério do Turismo e Secretaria Especial da Cultura. Na última linha da nota, poder público informava que o prefeito Guilherme Pasin teria autorizado o pagamento dos artistas com recursos próprios.
Também por volta das 18h, Letícia Wierchowski voltou à sua conta do Facebook informando que, após sua manifestação, finalmente a prefeitura tinha encaminhado o pagamento de seus valores atrasados. "Precisei fazer uma postagem pública para que a prefeitura de Bento Gonçalves pagasse a minha nota fiscal. Agora, espero que paguem os cachês de todos os outros autores que trabalharam com dedicação pela Feira do Livro de BG. A Cultura merece respeito. Os trabalhadores do Livro também", disse a escritora em sua publicação.
Mín. 13° Máx. 29°