Se você pretende passar as férias de verão em Santa Catarina, fique atento a algumas mudanças. A Prefeitura de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, definiu regras para o verão com pandemia na Praia do Rosa, a fim de evitar grandes aglomerações como as ocorridas nos meses de outubro e novembro. Nesta temporada, em finais de semana e feriados prolongados, o município irá restringir o acesso ao local para que apenas moradores da região e pessoas que apresentem a reserva de pousadas, hotéis ou casas possam entrar na localidade.
Aqueles que planejam passar o dia na praia ou ir ao Rosa sem um local predefinido para ficar não poderão entrar no bairro. A fiscalização será feita pela Polícia Militar, Polícia Civil e demais forças de segurança da cidade. O prefeito de Imbituba, Rosenvaldo Júnior, explica que as medidas estão sendo pensadas para evitar a superlotação da Praia do Rosa, como aconteceu em outros feriados ao longo de 2020. "Por problemas na superlotação do bairro, que tem suas características próprias e, por estar em meio à natureza, tem uma capacidade de pessoas restrita, quando atingirmos essa capacidade, nós vamos restringir para que outras pessoas sem as reservas não possam acessar o local", resumiu o prefeito.
Rosenvaldo Júnior ainda destaca que a temporada vai acontecer na Praia do Rosa, mas que é necessário que aconteceça com segurança, devido ao momento de pandemia pelo qual Santa Catarina atravessa. O município deve divulgar nesta semana o decreto que ficará em vigor durante o verão. Ainda não há confirmação se Imbituba irá seguir as medidas do governo do Estado, que liberam a rede hoteleira com capacidade máxima, ou se irá aplicar medidas mais restritivas. No momento, o município de 45.286 habitantes tem 134 casos ativos - pessoas em tratamento e que ainda são capazes de transmitir o vírus. No único hospital da cidade, que possui 10 leitos de UTI, estão internadas 3 pessoas com Covid-19, 4 com suspeita e 4 indivíduos estão na UTI.
A prefeitura ainda estuda outras medidas para o verão no Rosa, como:
• A restrição do acesso à praia para que grupos de no máximo 6 pessoas possam ficar juntos na areia;
• A proibição de som e festas na praia e nas vias públicas;
• A presença de fiscais no local para efetuar punições a quem descumprir as normas.
Mín. 13° Máx. 20°