Uma jovem bento-gonçalvense foi o grande o destaque da 35ª edição da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). Lorenza Pabst Botton, de 18 anos, recebeu três prêmios na edição desta que é a maior feira de ciência e tecnologia da América Latina e apresenta todo ano centenas de projetos científicos concorrendo em diversas categorias. Além das premiações, a jovem estudante poderá apresentar seu projeto em um evento da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e também nos Estados Unidos.
Lorenza é estudante do Curso Técnico em Viticultura e Enologia do IFRS de Bento Gonçalves. Ela apresentou projeto de pesquisa “Razão e paixões na moralidade em Hume”. Realizado desde 2019 sob a orientação do professor Franco Soares, o projeto é da área de filosofia e trata sobre questões éticas, mais especificamente sobre as consequências morais de se conceber a motivação moral a partir de uma disputa entre os elementos racionais e emocionais da psicologia humana – tudo isso a partir da teoria do filósofo escocês David Hume (1711-1776).
Os três destaques ganhos pela estudante bento-gonçalvense foram a classificação em 2º lugar na área “Educação e Humanidades” e os prêmios Jovem Cientista da Assembleia Legislativa do RS, e APM-Liberato CNPq. Lorenza é a primeira estudante do IFRS campus Bento a ganhar destaque na MOSTRATEC, ganhar credenciamento para a ISEF e ganhar o Prêmio Jovem Cientista da Assembleia Legislativa do RS. Apenas três estudantes do IFRS já tinham ganho o Prêmio Jovem Cientista até 2019, sendo que a última vez foi em 2017, com a estudante Juliana Estradioto, representando o campus Osório.
O prêmio da Assembleia Legislativa é concedido desde 2010 aos estudantes de escolas gaúchas com as três melhores pontuações na MOSTRATEC e garante a Lorenza a apresentação de seu projeto de pesquisa na 73a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2021, na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). O prêmio APM-Liberato CNPq permite à estudante participar do Regeneron ISEF 2021 (International Science and Engineering Fair), evento organizado pela Society for Science and the Public (SSP), desde 1950, nos Estados Unidos, com participação de estudantes de 70 países. A ISEF é a maior feira científica internacional voltada apenas para estudantes pré-universitários e, em função da pandemia, terá sua próxima edição realizada de maneira virtual, entre 9 e 14 de maio de 2021. Apenas 9 projetos apresentados na MOSTRATEC 2020 representarão o Brasil na ISEF.
Sobre as premiações recebidas, Lorenza afirma que “era inimaginável até mesmo participar da Mostratec. Isso porque, historicamente, os projetos indicados à feira e as premiações feitas eram majoritariamente por projetos relacionados a pesquisas nas áreas de biotecnologia ou engenharia, o que não é meu caso. Então, desenvolver projetos na área das humanidades e receber esse reconhecimento ainda soa irreal, mas exemplifica o quanto o desenvolvimento científico-tecnológico não pode estar separado da reflexão sobre que tipo de sociedade queremos desenvolver por meio da ciência, e a ética está diretamente relacionada a isso. Fico muito feliz pela premiação e agradeço ao meu orientador, Prof. Franco Soares, por ter me convidado a participar de tudo isso, junto com o CNPq e o IFRS por acreditarem na pesquisa”.
Mín. 13° Máx. 29°