13°C 29°C
Bento Gonçalves, RS
Publicidade

Hospital Tacchini atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI e reduz cirurgias eletivas

Na manhã desta terça-feira, 15, todos os 45 leitos da unidade estavam ocupados, porém, mais de 50% deles não são por pacientes com Covid-19.

15/12/2020 às 11h24 Atualizada em 20/12/2020 às 11h43
Por: Marcelo Dargelio Fonte: NB Notícias
Compartilhe:
Divulgação
Divulgação

O Hospital Tacchini atingiu 100% de sua capacidade de atendimento de leitos de UTI. Na manhã desta terça-feira, 15, segundo dados do Governo do Estado, os 45 leitos disponíveis estavam ocupados. A Prefeitura de Bento Gonçalves está providenciando a compra de mais cinco leitos para evitar um colapso no sistema de saúde local.

O que chama a atenção nos dados do governo do estado é que dos 45 leitos ocupados, 51% são de pacientes internados por outras doenças e não a Covid-19. Estas pessoas enfermas ocupam 23 leitos de UTI no momento. Confirmados com coronavírus são 18 pacientes, enquanto outros 4 internados ainda são considerados suspeitos.

Na ala de internação, os leitos destinados ao Sistema Único de Saúde são 23 e tem 17 ocupados, um índice de 73,9%. Já os leitos privados estão com sua capacidade de ocupação estourada. São 22 leitos no total, mas já há 28 pacientes ocupando o espaço, um percentual de 127,3%. A boa notícia fica para a ocupação dos leitos destinados a casos de Covid-19. Entre o Hospital Tacchini e a UPA 24 Horas, há 84 leitos disponíveis. Deste total, apenas 24 estão sendo ocupados, uma taxa de ocupação de 28,6%. O mesmo vale para o uso de respiradores. Dos 45 respiradores utilizados na UTI, 22 estão sendo ocupados, um índice de 48,9%. N total, Bento Gonçalves dispõe de 72 respiradores.

Redução das cirurgias eletivas

Diante do crescimento do número de casos e atendimentos, o Hospital Tacchini decidiu reduzir a realização de cirurgias eletivas. De acordo com a nota divulgada pelo hospital, somente na estrutura Fast Track, instalada junto ao Pronto Socorro do Hospital Tacchini, os atendimento diários tiveram um aumento médio de 193% na comparação entre os meses de outubro e dezembro.

Além disso, o número de pacientes com diagnóstico de Covid-19 internados simultaneamente passou de 9 para 19 em pouco mais de uma semana. Apesar da quantidade de casos ainda estar abaixo da registrada durante o primeiro pico da pandemia, quando foram internados até 35 pacientes ao mesmo tempo, cabe ressaltar que tem ocorrido um aumento de internações decorrentes das demais patologias, ampliando a necessidade de recursos e estrutura hospitalar. 

Segundo o hospital, o reagendamento das cirurgias está sendo feito caso a caso. Os pacientes serão contatados pelo hospital para serem informados da mudança de data de seu procedimento cirúrgico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários