O segundo dia de fiscalizações em Bento Gonçalves foi de dispersão de pessoas nas ruas da cidade a fim de evitar aglomerações. Também houve denúncias de agressões por parte dos policiais em alguns casos. Ninguém foi preso, mas mais de 80 pessoas foram identificadas em algum tipo de aglomeração.
A fiscalização foi realizada pelo 3º Batalhão de Policiamento em Áreas Turísticas (3ºBPAT), com o apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), Departamento Municipal de Trânsito e a equipe de fiscalização da prefeitura. Eles realizaram operação no município com o objetivo de prevenir aglomerações de pessoas, em decorrência das medidas sanitárias previstas nos Decretos estaduais e municipais de combate a disseminação do novo coronavírus.
A operação ocorreu em diversos pontos da cidade, como estabelecimentos comerciais, próximo à residência, além de abordagens em locais com grande concentração de público. As ações realizadas consistiram em abordagens e notificações dos responsáveis, totalizando a fiscalização de aproximadamente 45 veículos, 3 estabelecimentos comerciais e cerca de 80 pessoas identificadas.
A fiscalização por parte dos órgãos de segurança pública estarão ocorrendo de forma contínua no município, até as regras de distanciamento social, impostas pelo decreto, permanecerem em vigor. A Brigada Militar orienta a população para que continue mantendo o isolamento social e ao tomarem conhecimento de festas “clandestinas” ou aglomerações, denunciem para que os órgãos de segurança tomem as medidas cabíveis e responsabilizem os responsáveis.
A praça da Igreja São Bento e a Presidente Costa e Silva foram alguns dos pontos verificados. Em um dos casos, um homem de 26 anos acusou os policiais de agressão e registrou ocorrência policial contra eles. Segundo relatou na delegacia, ele teria levado um soco após pedir para acompanhar a revista policial em seu veículo. Ele teria ficado com um hematoma no rosto.
Mín. 13° Máx. 29°