Basta abrir o pacote de panetone para, em um instante, sentir o clima das festas de fim de ano. E se o Natal é sinônimo de união, melhor ainda se o quitute for uma versão inclusiva, apta para celíacos, intolerantes à lactose e veganos — sem deixar de agradar o paladar mais exigente de quem “come de tudo”. Nesta edição, vamos ensinar o passo a passo de um chocotone vegano, sem glúten e que leva açúcar demerara na composição. A receita é do chef confeiteiro Mauricio Kuwer.
O segredo de toda receita adaptada é entender a função de cada ingrediente. Ao invés da farinha de trigo, Mauricio desenvolveu um blend de amidos cuja combinação simula a rede de glúten que confere a textura macia do panetone: farinha de arroz, fécula de batata e polvilho doce. Além disso, a fécula de batata colabora, junto com o inhame, a estruturar a massa sem ovos.
Mas é importante notar que, por conta da ausência de glúten e ovos, este chocotone não cresce tanto quanto a receita original — mas nem por isso fica batumado ou menos macio. “Essa massa tem um aspecto um pouco diferente dos panetones que a gente vê no mercado, bem grandes, bem gordos. É uma estrutura de massa diferente… que é até mais gostosa do que a normal!”, crava Mauricio. Vale a pena testar.
Confira a receita do Chocotone vegano e sem glúten
Ingredientes secos:
1 xícara de farinha de arroz
1/2 xícara de fécula de batata
1/2 xícara de polvilho doce
1 colher de chá de goma xantana
1 colher de sopa de fermento químico
1 colher de sopa de fermento biológico
1/2 colher de chá de sal
1/2 colher de açúcar demerara
Ingredientes líquidos:
1/4 de xícara de inhame bem cozido e amassado
1/2 xícara de óleo de girassol
1 xícara de água filtrada e morna
1 colher de sopa de vinagre de maçã
1 colher de sopa de essência de panetone
1 xícara de chocolate picado vegano
Mín. 13° Máx. 29°